quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Maia descarta convocar Mantega para falar de Casa da Moeda

Nathalia Passarinho - G1

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, descartou nesta terça-feira (7) convocar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a prestar explicações no plenário da Casa sobre denúncias envolvendo a Casa da Moeda. O ex-presidente da estatal, Luiz Felipe Denucci, foi demitido no final de janeiro após denúncias de irregularidades, como recebimento de propina.

Nesta manhã, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) protocolou requerimento para que o ministro preste esclarecimentos no plenário. No entanto, para Marco Maia, o plenário da Câmara é lugar para discussão de "temas nacionais".

"O plenário é o espaço nobre para fazer grandes debates de grandes temas nacionais. A Casa da Moeda não é um grande tema. É um tema específico que deverá ser remetido às comissões para avaliação", afirmou Maia.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que "não há motivo" para Mantega se explicar no Congresso. Mais cedo nesta terça, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a orientação à base do governo é evitar a aprovação de convite ou convocações ao ministro da Fazenda. O PSDB protocolou, na segunda-feira (6), requerimento de convite para que o ministro preste explicações na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Na análise de Jucá, os requerimentos apresentados pela oposição são uma tentativa de "politizar" a situação."A oposição apresentou dois requerimentos na CAE [Comissão de Assuntos Econômicos] e na Comissão de Meio Ambiente numa tentativa de politizar essa situação que já está definida. Ele (Luiz Felipe Denucci) foi demitido. Nos vamos recomendar contrariamente a esses requerimentos. O ministro não deve vir falar sobre esse caso. Essa é a orientação da base. Não temos que politizar esse fato e criar uma crise fictícia", afirmou o líder do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário