terça-feira, 26 de junho de 2012

Descompasso entre crédito e PIB deixa Brasil na zona de perigo, alerta BIS

Banco diz estar preocupado com o nível de endividamento das famílias e com os preços do mercado imobiliário e alerta para uma nova crise

As condições monetárias globais mais flexíveis, com crescimento do crédito e do preço de ativos em algumas economias emergentes, podem levar a uma nova crise financeira, alertou neste domingo o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), um espécie espécie de banco central dos bancos centrais do mundo. A instituição sustentou, no seu relatório anual, divulgado na Basileia, que o Brasil está na zona de perigo por considerar haver um descompasso entre o crescimento do crédito e da expansão da economia.
Citou também preocupação com o nível de endividamento das famílias e das empresas brasileiras e com o forte crescimento dos preços do mercado imobiliário, sobretudo no Rio de Janeiro e São Paulo, onde o preço dos imóveis disparou. A instituição fez um apelo para que os bancos centrais prestem mais atenção às repercussões no mundo das suas políticas internas, em sintonia com as reclamações do Brasil e de outros de que um cenário monetário muito frouxo pode desestabilizar os fluxos de capitais para os mercados emergentes.
“Isso cria riscos de desequilíbrios financeiros similares aos vistos nas economias avançadas nos anos que precederam a crise”, declarou o BIS.
O aumento do crédito muito acima do crescimento econômico é normalmente presságio de turbulência econômica.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário