sábado, 30 de junho de 2012

QUEM PERDE MAIS?


Notas do Cláudio Humberto


Afastar o Paraguai do Mercosul significa, na prática, que seu presidente apenas será poupado de participar de reuniões com demais colegas.


Apequenou-se

“Maria-vai-com-as-outras”, o Brasil ignorou os brasiguaios, mais de 400 mil brasileiros perseguidos por Lugo, e que apóiam o atual governo.

Além de curvar-se, o Brasil deu um “golpe” na sua tradição diplomática: o Paraguai não votou a própria saída e a Venezuela entrou pela janela.

Pensando bem...

...com a entrada de Hugo Chávez no Mercosul, o Brasil, além do “pai” e da “mãe” dos brasileiros, agora também tem o “tio”.
..............................................................................

Até mesmo quem vive em cima do muro reconhece a desastrada atuação de Dilma no espetáculo deprimente que, merecidamente, recebe o rótulo de golpe contra o Paraguai. 
Está registrado e carimbado, assim como foi desastrada a atuação da diplomacia brasileira no período lula, quando teve início a desconstrução da brilhante reputação do Itamaraty, até então reconhecida mundialmente.
É o que se pode constatar no texto de Elio Gaspari, A leviana diplomacia do espetáculo, que faz uma ligeira comparação entre o passado e os últimos anos, relembrando, para servir de parâmetro, o protagonismo de Fernando Henrique:

Foi no mano a mano que o presidente Fernando Henrique Cardoso impediu um golpe contra o presidente Juan Carlos Wasmosy em 1996. Fez isso sem espetacularização da crise. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário