terça-feira, 26 de junho de 2012

Excesso de oferta de crédito (agiotagem) gerou a atual crise econômica. Governo brasileiro copia modelo que fracassou no mundo


Banco Central dos bancos centrais alerta para excesso de endividamento no Brasil

    JAMIL CHADE , ENVIADO ESPECIAL / BASILEIA - O Estado de S.Paulo
O caminho escolhido nos últimos anos para promover o crescimento econômico - crédito - se tornou insustentável e pode levar o Brasil ao desastre. 
Ao lado de outros emergentes, o País poderia conduzir a economia global a uma nova crise financeira. O alerta é do BIS, o banco central dos bancos centrais, que neste fim de semana reuniu os BCs de todo o mundo na Basileia.
Depois de anos de rasgados elogios à economia brasileira, o informe anual não deixa dúvidas: o País já vive uma "desaceleração acentuada" e precisará agir com urgência para mudar de rota. 
O BIS levanta a hipótese de que o endividamento no Brasil já estaria em nível perigoso e vê riscos até de um boom imobiliário com repercussões negativas no futuro. 
(...)
Para Jaime Caruana, diretor-gerente do BIS, os emergentes vivem um "crescimento desequilibrado". Ele lembrou que esse cenário deixou "fortes danos nos países avançados". A preocupação com os emergentes não ocorre por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário