segunda-feira, 25 de junho de 2012

GOLPE BOLIVARIANO NO MERCOSUL


Expulsaram o Paraguai da próxima reunião do Mercosul, que será realizada em Mendoza, Argentina, na próxima semana. A ideia é aproveitar a ausência deste país e aprovar o ingresso da Venezuela no bloco, já que o Paraguai é que estava barrando a entrada. Está sendo armado um golpe no Mercosul. Um golpe contra a democracia do Paraguai. 
Leia aqui, em espanhol.

O Brasil aprovou, junto aos demais membros do Mercosul, o ingresso da Venezuela no bloco, apesar da resistência de alguns Congressistas pelo fato de que aquele país não vive em plena democracia, um dos principais requisitos para pertencer ao Mercosul. 
O Congresso do Paraguai foi o único que agiu estritamente dentro da lei e disse não à Venezuela.
Porém, tudo indica que há o interesse de desqualificar a decisão paraguaia, usando como pretexto a atitude que resultou no impeachment do presidente daquele país, como determina a Constituição, isolando o Paraguai para abrir caminho para a entrada da Venezuela no Mercosul de maneira totalmente equivocada.

A presidente Dilma, principal responsável pela vida dos brasileiros que têm sido vítimas dos ataques dos movimentos defendidos pelo ex-presidente Lugo, o que causou sua queda, nada tem feito em sua defesa. Muito pelo contrário, age em favor dos agressores.
O atual presidente do Paraguai está mais atuante na defesa da população, incluindo os brasileiros que vivem lá, do que Dilma.

Os brasiguaios, como são chamados, entraram em contato com o senador Álvaro Dias. Vejam  o que o senador revela no twitter:


brasilguaios ligaram me hoje e pediram apoio ao novo governo. Dizem que a legislação paraguaia foi respeitada .

Brasiguaios querem que Brasil apoie o novo governo. Dizem que o novo presidente é amigo dos brasileiros.

brasiguaios temiam pela não realização de eleições no próximo ano se Lugo permanecesse.


Portanto, para bons entendedores, os bolivarianos não estão agindo institucionalmente e atacam o Paraguai para incluir Chávez no Mercosul.
O governo brasileiro não tem o direito de atentar contra a soberania do povo paraguaio, isso sim é golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário