sábado, 16 de fevereiro de 2013

BRASIL, GRANDE POR NATUREZA, PEQUENO POR OPÇÃO

O BRASIL É GRANDE POR NATUREZA, MAS SEU POVO SÓ CRESCERÁ COM INFORMAÇÃO HONESTA E NO DIA QUE NÃO TIVER DONO DE SUAS ESCOLHAS


Pesquisa alerta que liberdade de imprensa do Brasil corre perigo.

Vale a pergunta, que liberdade se o jornalismo independente vive sendo atacado com ofensas e ameaças constantes?

A censura não se faz somente com repressão, o poder do dinheiro que corrompe os veículos de comunicação e impõe sua pauta é a pior forma de violência contra a verdade dos fatos - e dos números, como temos visto na mágica dos dados anunciados pelo governo, mas que ainda deparam com a reação necessária dos profissionais de economia que desmascaram os truques que enganam a população.

O CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas) elaborou uma pesquisa que indica que o Brasil faz parte de uma reduzida lista de dez países do mundo cuja liberdade de imprensa está em risco porque sofre sucessivos ataques.

O relatório denuncia "um aumento sem precedentes no número de jornalisas assassinados e presos no último ano" e uma "legislação restritiva e censura estatal" que colocam em risco o jornalismo independente.


No caso do Brasil, o Comitê denunciou os "altos índices de assassinatos e impunidade" arraigados no país, assim como um "padrão de censura judicial".

"Os obstáculos no Brasil são, em particular, alarmantes, dada a sua condição de líder regional e sede de uma vasta e diversa rede de meios de comunicação", diz o relatório. 

Como escreveu  Reinaldo Azevedo, dinheiro público para financiar imprensa a favor é forma velada e sutil de censura.

Eu diria que nem é tão sutil, já que a militância orquestrada repete o que as personalidades do partido determinam, e isso é feito de forma ostensiva e tudo é publicado nos jornais.

Censurado, na verdade, está o povo que não se manifesta, que não reage e engole qualquer informação ou versão sem questionar, sem refletir sobre os absurdos que saem nos noticiários, como o fim da miséria e o baixo índice de desemprego.

Aprisionado numa realidade medíocre, porém mergulhado num mundo de fantasia vendido pela propaganda oficial, o brasileiro se comporta como um pássaro com as asas fechadas, não sabe que pode voar.

"Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz"


Enquanto o cidadão tiver VOZ, cada vez mais apenas um ECO de quem se julga dono da consciência do povo.

''Vivemos em um país que a liberdade de expressão é livre, mas não é aceita, então aonde está a liberdade?''

Gustavo Acosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário