terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CORAGEM, BRASILEIROS!

Escrevi, tempos atrás, texto com o título: "SABER" É VENCER OU BASTA SABER VENCER?

Reproduzo abaixo e repito o que afirmei num de meus primeiros posts, a blogueira cubana Yoani Sánchez me inspirou a criar esta página.

Aliás, foi a primeira homenagem do blog, com texto publicado no dia oito de março de 2010, Dia Internacional da Mulher.

Vemos o governo do PT transformando o Brasil em Cuba, está conseguindo instalar o modelo castrista de forma sutil, sem revolução, e praticamente não há reação.
Espero que a VISITA da blogueira dê uma sacudida no cidadão brasileiro que, acomodado em sua zona de conforto, vem permitindo que o projeto de poder absoluto do PT avance sem resistência.

CORAGEM, BRASILEIROS!



Pessoas comuns, que não se encontram em posição de destaque ou não têm ocupação formal, muitas vezes se sentem desestimuladas a fazer algo fora de sua rotina porque imaginam que não lhes darão crédito.

Pois bem, muitas personalidades conseguem grandes feitos realizando coisas simples. Mas quem acredita naquilo que faz, seja o que for, acaba dando certo porque sempre tem alguém buscando ideias, orientação ou mãos estendidas.

Um exemplo de atitude que repercutiu no mundo foi a iniciativa de uma moça que faz o que quase todo mundo faz, ou seja, manifestar sua opinião na internet, mas teve que superar um obstáculo que é uma realidade em países onde governos autoritários proíbem a livre expressão e o acesso à informação. Isso torna sua atividade um ato heroico.

Acreditem, já tive muito medo de expor minhas opiniões, às vezes para não desagradar quem pensa de maneira diferente, outras por temer o que poderia acontecer. Pois a coragem da blogueira me animou, assim como o exemplo de vida de Ruth Cardoso me inspirou e me motivou à ação.

SABER VENCER ou SABER É VENCER?

São os questionamentos que perseguem as pessoas inquietas, que não ficam satisfeitas com os conceitos que são impostos à sociedade.

Pensam nisso as pessoas que buscam a realização pessoal e o crescimento como ser humano, por seus méritos, não pelos caminhos aparentemente fáceis.

Pessoas assim têm uma vida repleta de significados e quase sempre oferecem respostas, como também são responsáveis pelo surgimento de mais perguntas que despertam a curiosidade para novas descobertas.

Confuso?

Há pessoas cultas, que possuem muito conhecimento. Outras são sábias porque adquiriram experiência e há aquelas que apenas pensam diferente e abrem os nossos olhos para questões até então menosprezadas.

Já houve um período de nossa história que chegaram a sugerir que cortassem a cabeça de quem ousasse pensar.
Será que, por este motivo, muitos ainda temem a reflexão e o uso da razão?
Seria essa uma das razões para que o ser humano permita que as emoções assumam o comando de suas decisões, o que muitas vezes engana ou ofusca a verdade?

Os acontecimentos históricos comprovam a incessante batalha entre a vontade própria e as imposições dos meios sociais. E  o que os "criadores de ondas" determinam acaba virando regra, porque parece ser mais cômodo seguir tendências do que pensar.

O filósofo Sócrates, por exemplo, ensinava nas praças e foi acusado de exercer má influência com suas ideias. Jesus caminhava pregando o amor, a paz e todas as virtudes. Tanto Sócrates quanto Jesus foram condenados pelo que consideravam um crime na época em que viveram, falar a verdade.
(Li sobre isso em algum lugar e ficou registrado em minha memória)

Esses fatos parecem tão distantes, entretanto, em pleno século XXI, a blogueira Yoani é uma digna representante de milhões de cidadãos que são perseguidos e até mesmo assassinados pelo simples fato de assumirem com coragem a defesa da liberdade de expressão em regimes autoritários.

Yoani Sánchez, com a força de um blog em Cuba, tornou-se uma das pessoas mais influentes do mundo e um símbolo na luta pela liberdade. Esse bem precioso está constantemente em risco também em países com regime democrático.

Para os que creem, Jesus é único. Mas que existam muitos Sócrates e Yoanis para que possam liderar movimentos de resistência contra as tentações que oferecem o "mundo" mas nos retiram a alma.
*

(OBSERVAÇÃO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES CONTRA YOANI NO BRASIL, PROPONHO UMA TROCA: - QUE A BLOGUEIRA FIQUE EM NOSSO PAÍS E QUE ESSES ARRUACEIROS SEJAM ENVIADOS À CUBA, JÁ QUE ELES CONSIDERAM AQUELA TIRANIA UM PARAÍSO.

E QUE LEVEM JUNTO O "ESPIÃO" DISFARÇADO DE "QUIXOTE", SABEMOS QUE SÃO TODOS IGUAIS.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário