sábado, 9 de fevereiro de 2013

O BRASIL É UM IMENSO CARRO ALEGÓRICO



A fama de que o Brasil só funciona depois do Carnaval não deixa dúvidas, afinal, nesses primeiros dias do ano o país estagnou, ou pior, desandou, mas o povo só pensa em colocar o bloco na rua.


As notícias seriam um desastre para o governo se o brasileiro não fosse arrastado pela onda da folia. O efeito deve ser estonteante, porque só um bando de tontos não tenta se salvar num barco que está afundando. E olha que já está tudo esburacado há tempos, mas agora o rombo já é percebido do outro lado do oceano. O noticiário internacional já soou o alarme, que pelo jeito ainda não serviu para alertar os foliões distraídos daqui.


Enquanto os comandantes ordenam que a orquestra capriche no barulho para fazer de conta que tudo faz parte da festa, o samba mais tocado é "Sucessão 2014", não importa se os nomes lançados sobreviverão até lá.

O tema principal do samba-enredo é a polarização entre Lula e Dilma. Se alguém pretende atravessar a avenida numa apresentação solo, provavelmente receberá alguma proposta indecente para se juntar ao grupo de destaque ou correrá o risco de ser vaiado porque a claque do PT não respeita os concorrentes.

O único bloco que poderia fazer barulho e agradar a plateia, porque construiu os programas que fazem sucesso na propaganda petista e fazem parte do espetáculo como se fossem obra do partido, está há uma década empacado na concentração e seus ensaios explicam os sucessivos fracassos, cada qual batuca no seu tom, sem união, sem afinação, sem harmonia.


Os tucanos reconhecem que andam "frios", mas prometem voltar "quentes" depois do Carnaval.

Podem vir quentes, que o PT já está fervendo.

A única alternativa que não enfrenta resistências nem ataques pessoais pode se dar bem na campanha, porém não tem uma proposta clara nem apresenta novidade alguma - Marina Silva afina a bateria para entrar na avenida, mas nada além de recriar o PT de outros tempos, com a velha tendência de monopolizar o discurso da ética e perseguir quem produz comida em abundância que alimenta o Brasil e o mundo. A única "inovação" é a mobilização na internet. 



E o que era para ser uma mobilização de protestos vira farra, bebedeira e curtição.
Os temas que deveriam produzir gritos de revolta, inspiram apenas marchinhas bem humoradas e inocentes.
Nesse ritmo, até Dilma pula de alegria ao som da galera que aplaude sua ideologia ultrapassada que está quebrando o Brasil, seus erros e fracassos.

Sponholz

Nenhum comentário:

Postar um comentário