sábado, 8 de junho de 2013

DESRESPEITO COM QUEM PAGA A CONTA - O POVO



O senador Alvaro Dias criticou, em sessão plenária, a decisão do governo federal de tornar sigilosas as informações sobre gastos de viagens ao exterior da presidente Dilma e do vice Michel Temer. Segundo informação do site IG, o Itamaraty reclassificou como “reservadas” as informações sobre faturas, boletos e notas fiscais de hospedagem e gastos da comitiva presidencial, que ficarão sob sigilo até que a presidente deixe o cargo, em 2014 ou 2018. 

Para Alvaro Dias, que lembrou não ter recebido resposta do governo a seu requerimento pedindo informações sobre os gastos feitos na viagem de Dilma a Roma, não há motivos para que a população não tenha conhecimento sobre os gastos feitos com dinheiro público. 

“Nós solicitamos, por meio de um requerimento de informações, prestação de contas da presidente Dilma a respeito de sua viagem a Roma, aquela viagem fantástica que custou um valor exorbitante aos cofres públicos do País, para acompanhar a entronização do Papa Francisco, acompanhada de uma comitiva imensa que se hospedou em um hotel luxosíssimo. Mas não tivemos resposta. E, agora, vejo que, certamente, não teremos essa resposta, visto que o Itamaraty determinou a reclassificação como “reservados” desses gastos. Ou seja, essas faturas não serão mais reveladas. Agora é sigilo absoluto! 

"Ora, estamos sob a égide do regime democrático ou sob a égide de um regime autoritário? O povo brasileiro tem o direito de saber de todas as viagens realizadas pela presidente Dilma e pelo vice-presidente”, afirmou o senador. 

Secretaria da Presidência da República diz não saber sobre gastos de Dilma



A Secretaria-Geral da Presidência da República enviou ao Senado ofício em resposta ao requerimento formulado por Alvaro Dias, e aprovado pela Mesa Diretora, com 16 perguntas a respeito dos gastos feitos pela presidente Dilma e sua comitiva na viagem de três a Roma, por ocasião da entronização do Papa Francisco. 

A resposta da Secretaria-Geral, lida pelo senador Alvaro Dias no Plenário, foi de que o órgão não tem conhecimento e não são de seu domínio informações sobre os gastos da viagem. 

Para o senador, a resposta do governo é reveladora do descaso e o desrespeito com que trata o Congresso Nacional. 

“Na época em que foi feita a viagem a imprensa internacional destacou com impacto e surpresa os gastos exorbitantes realizados pela comitiva de Dilma a Roma. Questionamos o governo e não recebemos resposta alguma, recebemos, aliás, a justificativa para não responder. Se as informações não são de conhecimento da Secretaria-Geral da Presidência, que organiza as viagens, são do conhecimento de quem deste governo? A falta de resposta representa o menosprezo, o descaso ao Senado, e explicam porque o Itamaraty decidiu considerar sigilosas as informações sobre viagens passadas e futuras de Dilma. Se ninguém antes podia saber onde são usados os cartões corporativos da presidência, agora também não se pode saber sobre os gastos de viagem”, disse. 

(Postado por Eduardo Mota – assessoria de imprensa do senador Álvaro Dias, em seu blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário