quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PESQUISA DE QUALIDADE SÓ EM SÃO PAULO?

Em período pré-eleitoral, quando o PT e parte da imprensa bajuladora colocam o time em campo para denegrir a imagem de São Paulo perante o país, sai uma pesquisa com abordagem desfavorável, como não poderia deixar de ser, avaliando o transporte coletivo na cidade.
O que me deixa indignada é que, no Brasil, não há grande diferença de qualidade nesse tipo de serviço, seja aonde for. Seria uma aberração comparar uma metrópole superpovoada com cidadezinhas pacatas do interior.
Mesmo com o enfoque negativo, dá para aproveitar algumas informações importantes, especialmente sobre os metrôs que cortam toda a cidade e sobre o comportamento dos usuários.

A matéria que trata do tema enfatiza a piora na avaliação, mas nem tudo é um terror como querem fazer crer, o expresso Tiradentes e os ônibus do corredor São Mateus-Jabaquara melhoraram sua avaliação, sendo que esse último apresentou o maior crescimento: nove pontos percentuais, pulando de 70% para 79% dos usuários que o consideravam "excelente/bom". A melhor avaliação é do expresso Tiradentes, com 81% dos usuários aprovando o serviço.

TRANSPORTE

Na avaliação, 48% dos entrevistados consideraram que o metrô melhorou nos últimos anos, enquanto 27% afirmaram o mesmo sobre o trem, e 16%, sobre o ônibus municipal.

PROBLEMAS

Em relação à viagem, os entrevistados apontaram as limitações do transporte público como a maior fonte de incômodos: 69% dos usuários avaliam que problemas como superlotação (57%) e demora, tempo de espera ou atraso dos meios de transporte (23%) atrapalham o serviço. Apenas 6% dos entrevistados disseram não se incomodarem com nada durante a viagem.

Ainda em relação aos problemas, a maior parte dos entrevistados tem a percepção de que o usuário de transporte coletivo se comporta mal: 43% consideraram as pessoas mal-educadas, e 40% disseram que os passageiros são estressados ou nervosos. Entre os sentimentos positivos, 17% consideram os usuários bem-educados, e 13%, tranquilos.

Segundo os entrevistados, os funcionários dos serviços de transporte tem participação em situações de violência, com 31% citando discussões entre usuários e funcionários e 20% relatando agressões de funcionários contra idosos.

A situação mais frequente, de acordo com a pesquisa, é a ocorrência de discussão entre usuários.

Para os entrevistados, as situações de violência são causadas pela falta de educação dos usuários e pela superlotação.

Mais informações sobre a pesquisa AQUI.

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