sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CNI: Brasil ocupa "PENÚLTIMA" posição em ranking sobre competitividade

Atrás apenas da Argentina, o Brasil ocupa o penúltimo lugar no ranking sobre a competitividade de países com economia semelhante, divulgado nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os 14 países comparados no levantamento, o mais competitivo é o Canadá, seguido pela Coreia do Sul. O alto custo do capital e da mão de obra derrubaram a avaliação do Brasil, que ficou na mesma posição verificada na edição 2010 do estudo, segundo a CNI.


Entre os nove aspectos analisados pelo estudo, o Brasil teve avaliação positiva em apenas um (disponibilidade de mão de obra) e regular em mais um (Tecnologia e Inovação). Nos outros sete quesitos, o país ocupou colocações entre o 11º e o 14º lugar no ranking, consideradas negativas. Outros fatores que se destacam e levaram o Brasil para a 13ª posição na lista consolidada estão também a má qualidade da infraestrutura de transporte e o ambiente macroeconômico desfavorável, afirmou a CNI. O baixo nível de investimento, principalmente em inovação, também influenciou esse desempenho, segundo o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

- Mas porque as empresas deixariam de investir se isso é crucial para sua sobrevivência? É aqui que o ambiente econômico desfavorável, a deficiência na infraestrutura do país e a baixa qualidade da educação mostram sua importância - avaliou Fonseca.

Leia mais em O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário