sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MINISTRO BARBOSA ALERTA PARA "INVERSÃO DE VALORES"

André de Souza e Carolina Brígido, O Globo

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, também comentou as reclamações de parlamentares sobre a decisão do STF de decretar a perda dos mandatos dos três deputados condenados no mensalão.

- Condenar pessoas que tenham cometido crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e tirar as consequências dessa condenação é ingerência no Legislativo? As pessoas são eleitas para o parlamento para gozarem de privilégios que não são extensíveis ao cidadão comum? Inclusive privilégios de natureza penal, consistentes em atacar o patrimônio público, violar de maneira grave todo o sistema de normas do país. Será que a Constituição do Brasil confere esse tipo de privilégio a quem quer que seja? - questionou.




Sobre as críticas dos réus às condenações, Joaquim foi lacônico:
- Eu não discuto com réus meus.
(...)

Joaquim defendeu que o Ministério Público investigue as declarações prestadas pelo operador do mensalão, Marcos Valério. Segundo o réu, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu dinheiro do esquema.
- O Ministério Público deve investigar, porque é o seu dever. O Ministério Público, em matéria penal, em nosso sistema, não goza da prerrogativa de escolher quais os casos que vai levar adiante, quais os casos que vai conduzir. Ele tem o dever de fazê-lo. Não pode fazer um balanço, um sopesamento de suas ações - afirmou.
Leia mais em Joaquim Barbosa responde a críticas de parlamentares sobre atuação do STF

Um comentário:

  1. Para os políticos corruptos é sempre assim, data venia, pimentorium in anus outrem refrescus est"

    ResponderExcluir