sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Micro indústria paga 135% mais caro por energia que grandes companhias

Medida Provisória 579 pode ampliar a diferença tarifária, diz sindicato

HENRIQUE GOMES BATISTA - O Globo

Um estudo do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) indicou que as micro indústrias do estado pagam 23,3% a mais por energia que a média indústria e 135% sobre o valor pago pelas grandes indústrias. E, segundo Joseph Couri, presidente da entidade, esta diferença pode aumentar com a Medida Provisória (MP) 579, editada pelo governo para reduzir o custo energético brasileiro – mas que terá percentuais diferentes para descontos, de acordo com a categoria de uso e tamanho do cliente.
(...)


Joseph Couri, por sua vez, acredita que a nova MP pode piorar a situação. Isso porque, explica, a MP prevê descontos de 16,8% para o consumidor residencial, 19% para a pequenas indústrias e até 28% para os grandes industriais. Ele acredita que, se estes percentuais forem mantidos, a diferença pode chegar a 150% em São Paulo, enquanto em outros estados, como o Rio, essa diferença tarifária pode ser ainda maior:
— Precisamos ao menos manter a atual diferença, do contrário a pequena indústria brasileira perde a competitividade. Se os percentuais propostos pelo governo forem aplicados, a pequena indústria passará a subsidiar a grande. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário