terça-feira, 18 de setembro de 2012

DEFESA DE UMA PÁGINA QUE DEVE SER VIRADA E ESQUECIDA NUMA LIXEIRA DE NOSSA HISTÓRIA

Jorge Viana rompe silêncio do PT e parte para defesa de Lula

Petista trava embate no Senado com Álvaro Dias e acusa PSDB de ser o mentor do esquema 

Na ausência de uma fala do ex-presidente Lula sobre acusações atribuídas a Marcos Valério de que seria o chefe do esquema do mensalão, o senador Jorge Viana (PT-AC) partiu para a linha de frente de sua defesa no plenário do Senado. Primeiro, travou um duro embate com o líder do PSDB , Álvaro Dias (PR) e acusou o PSDB de ser o mentor do esquema de corrupção e compra de votos, em 1998 em Minas Gerais , que deu origem ao mensalão do PT que está sendo julgado hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Depois, em discurso na tribunal , atribuiu a uma “elite intolerante e preconceituosa”, aliada a mídia, uma tentativa de golpe para destruir a imagem de Lula por causa da eleição de outubro.


O pronunciamento do senador, que revela uma nova atitude perante as acusações, acontece um dia depois da Comissão Executiva Nacional do PT divulgar nota conclamando a militância a defender o partido, o ex-presidente Lula e o legado dos governos petistas.
No bate-boca com Álvaro Dias, Jorge Viana admitiu o esquema criminoso engendrado por setores do PT, mas disse que o mensalão mineiro foi a origem do mensalão que está hoje sendo julgado no Supremo.


No contra-ataque, o líder Álvaro Dias respondeu que se o PT sabia do “episódio” de 1998 em Minas Gerais, deveria ter denunciado ao invés de repetir o modelo cinco anos depois. Dias negou conhecimento do mensalão mineiro e disse que ele não foi investigado porque ninguém denunciou. 

- Por que em 2005 o PT não denunciou isso que ocorreu em Minas Gerais? O PT tirou isso do armário em 2005 para confundir o povo brasileiro. Essa tese "nós somos sujos mas outros se sujaram antes" não honra quem a adota - rebateu Álvaro Dias.

Leia mais sobre esse assunto em O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário