sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Serra culpa governo federal por aumento no consumo de drogas

Wanderley Preite Sobrinho, do R7


O candidato a prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), culpou o governo federal pelo aumento do uso de drogas ilegais no Brasil. A declaração ocorreu logo após a realização de um debate em que ele discordou da acusação do candidato rival Fernando Haddad (PT) de que a prefeitura higieniza a cidade contra dependentes químicos e moradores de rua.

De acordo com o tucano, “o problema começa todo pelo governo federal, que não combate a droga”.

— A droga baixou de preço 50 vezes nos últimos anos. É evidente que isso fomenta o consumo. Temos aí uma posição supostamente de Estado com a Bolívia, que é o grande abastecedor e o governo não negocia.

O tucano acusou a Secretária Nacional Antidrogas de não considerar a “epidemia de crack no Brasil”.

— Eles acham que droga é um problema social, fazem teses... Essa é a posição verdadeira do PT, que se opôs até a fazermos clínicas para tratamento.

Serra sugeriu investimentos em educação, citando como exemplo a campanha antitabaco feita pelo governo Fernando Henrique Cardoso quando ele era ministro da Saúde.

Estado e município
De acordo com Serra, o Estado, comandado pelo PSDB, e o município, do aliado PSD, fazem diferente do PT.

— Agora, o município não fica omisso e o Estado também não. Nós já temos 600 leitos para reabilitação, vamos ampliar e vamos fazer a guerra contra o crack e as cracolândias.
Antes, Serra já havia apresentado números da prefeitura para rebater a acusação de Haddad, que chamou de “higienista” a política municipal contra dependentes e moradores de rua.

O tucano respondeu dizendo que o numero de vagas em albergue aumentou 46% desde 2005. 
Naquele ano haveria 6.900 vagas, hoje, 10.115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário