quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Oposição reclama de aparelhamento do Conselho de Ética da Presidência

Os líderes dos partidos de oposição reagiram nesta segunda-feira à renúncia de Sepúlveda Pertence ao Conselho de Ética Pública da Presidência da República.

Para o líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), a renúncia é preocupante e uma clara demonstração de que o conselho perdeu sua independência.

- Sepúlveda Pertence tem histórico de importante serviço prestado ao Brasil. Sempre foi comprometido com a verdade e a ética. Acredito que ele tenha percebido que o conselho não cumpre mais sua função de independência, isenção e imparcialidade - disse o líder tucano.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), afirmou que a saída de Sepúlveda é um "péssimo sinal da antifaxina" do governo Dilma Rousseff.

- O ministro Sepúlveda é um homem ético, elegante. Substituíram pessoas que, na visão dele, entendem que a ética não tem partido, por outras indicadas pelo governo. A Comissão de Ética Pública poderá perder a credibilidade nas mãos deles e antes de ser acusado de agir contra a ética, Sepúlveda preferiu sair. Sua saída sinaliza a antifaxina. Mostra que a faxina que se propõe o governo é a do queijo Minas, cheia de furos - criticou Agripino Maia.

Para o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), a presidente Dilma Rousseff está aparelhando o órgão responsável por zelar pela boa conduta da administração pública. Segundo o líder, a interferência do Planalto na composição do órgão é uma demonstração de que o PT não convive bem com a atuação de órgãos independentes. Bueno destacou que Dilma vetou a recondução, apesar do pedido de Sepúlveda, dos conselheiros Marília Muricy e Fábio Coutinho, e o ex-presidente fez questão de lamentar o fato.

- Imaginaram que iriam aparelhar o Supremo Tribunal Federal com a indicação de ministros e não conseguiram. Está aí a corte condenando os mensaleiros do PT e de partidos aliados. Agora, tentam aparelhar a comissão de ética, ao rejeitar os nomes indicados pelo presidente Pertence. Esse é o PT, sem ética e sem a mínima vergonha - criticou Bueno.

Leia mais sobre esse assunto em O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário