terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pela 6ª vez, conomistas projetam PIB ainda menor e aumento da inflação

Analistas ouvidos pelo Banco Central para o relatório Focus dessa semana estão avaliando sinais de mais desaquecimento na economia

Veja Online

Linha de produção dos tratores da Massey Ferguson
Linha de produção dos tratores da Massey Ferguson: indústria tem estimativa rebaixada novamente (Jefferson Bernardes)

Economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) para o relatório Focus desta semana rebaixaram sua previsão para o crescimento da economia brasileira este ano e, ao mesmo tempo, aumentaram a projeção para a inflação oficial.

A média das expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,15% nesta semana contra 5,11% há sete dias e 4,92% há um mês. Esta é a sexta vez consecutiva que os analistas ouvidos pelo BC aumentam suas projeções. Para próximo ano a expectativa para o IPCA continua na casa de 5,5%. A meta da inflação oficial é de 4,5% ao ano.
(...) 

Economia - Já a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 passou de 1,81% na semana passada para 1,75% agora – terceira revisão para baixo, o que reforça a tese do governo de que é preciso fazer alguns movimentos para driblar o mal tempo.

A produção industrial é uma das mais cotadas a ser o peso negativo no PIB brasileiro este ano. Os economistas ouvidos pelo BC projetaram pela 12ª semana consecutiva mais baixas para a indústria, que sofre com a crise internacional e a queda da demanda externa. Agora, a expectativa é queda de 1,20% na produção industrial neste ano contra ano passado. Na semana passada a previsão era de -1% e, há um mês, de -0,04%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário