segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Produção industrial dá sinais de fraqueza

Autor(es): Por Bruna Cortez e Gustavo Brigatto | De São Pau
Valor Econômico - 20/08/2012
A queda nas vendas de computadores e celulares no varejo, detectada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não é o único sinal de desaceleração do setor. A produção industrial, considerado outro termômetro, também sugere que o segmento não vive mais a fase de expansão acelerada de outrora.

No primeiro semestre, a produção de máquinas para escritório e equipamentos de informática, categoria que inclui os PCs, registrou queda de 11,8%, segundo o IBGE. No caso dos aparelhos de telecomunicações - sob a qual estão os celulares -, a produção industrial recuou 17,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Só em junho, a fabricação de celulares diminuiu 34,3% em relação ao mesmo mês de 2011. O desempenho negativo foi tão expressivo que chegou a influenciar a queda de mais de 4% na produção de bens de consumo duráveis, segundo o IBGE. O instituto não divulga dados mensais sobre a produção de computadores. Em junho, a produção industrial como um todo recuou 5,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Um dos principais motivos apontados pela indústria para a redução na produção de celulares foi o nível elevado de estoques remanescentes do fim de 2011. Os fabricantes reforçaram suas operações ao longo do ano passado devido à forte demanda. A procura foi grande, mas não correspondeu ao esforço no chão de fábrica, o que elevou os estoques. A solução, no início deste ano, foi colocar o pé no freio.

A categoria na qual estão os computadores apresenta quedas mensais sucessivas, em termos de produção, desde março do ano passado. Já a produção de equipamentos de comunicação, na qual está incluída a montagem dos celulares, passou a apresentar queda em janeiro deste ano, sempre na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Além da produção industrial, o ritmo de importação de aparelhos celulares também diminuiu. No primeiro semestre, as importações caíram 60,5% em comparação com os primeiros seis meses de 2011. As exportações tiveram queda de 53% frente ao primeiro semestre de 2011, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A importação de itens da categoria equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos caiu 5,1% na primeira metade do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. As exportações desses produtos tiveram uma queda ainda mais expressiva, com um recuo de 19% no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário