sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Oposição rebate base aliada e diz que defesa a Lula mostra 'desespero'

O Presidente do DEM, senador José Agripino (RN), afirmou nesta quinta-feira que os partidos da base, liderados pelo PT, se sentiram obrigados a rebater nota da oposição, divulgada no início da semana, na qual PSDB, DEM e PPS cobravam explicações do ex-presidente Lula, depois que a revista "Veja" divulgou supostas declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério, pivô do mensalão, acusando o petista de envolvimento com o esquema de corrupção:

- É desespero. Estão cumprindo tabela, porque se sentiram obrigados a responder a nota da oposição, mas eles não têm o que dizer. É uma manifestação de inquietação de quem vai perder a eleição. E não existe fato a ser criado que vá tirar o foco do julgamento do mensalão.

Já o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), classificou como "estapafúrdia" a acusação de tentativa de golpe, e também a de que a oposição está querendo pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF):

- É uma afirmação estapafúrdia. A oposição tem se postado tão distante do julgamento que nem tem assistido às sessões, em respeito à independência da Suprema Corte. Esses partidos estão subestimando o Supremo.

No início do julgamento do mensalão, a Juventude do PSDB queria ir para a porta do STF, mas foi orientada pelas lideranças tucanas a desistir da ideia. O partido considera um erro de estratégia politizar o julgamento.

Para o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), o documento divulgado nesta quinta-feira é uma tentativa do PT de reverter seu mau desempenho na campanha municipal, principalmente nas capitais:

- Eles estão rebatendo as pesquisas eleitorais, muito ruim para eles. E desesperado está o Lula, que fez um discurso raivoso ontem em Manaus (contra o tucano Arthur Virgílio).

O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), disse que não há político "intocável" na vida pública e que todos, como Lula, estão sujeitos a dar explicações.(...)

O tucano disse ainda que, ao contrário do PT, o PSDB nunca fez campanhas como "Fora, Lula", enquanto os petistas comandavam o "Fora FHC". Para ele, o PSDB está tendo uma postura responsável de cobrar explicações e de esperar o resultado do julgamento.

- O preço da vida pública é explicar sempre o que for demandado. O Brasil vive um momento da democracia que não pode permitir que haja qualquer cidadão intocável pelas mão da Justiça, como tentam neste caso. Não imaginava que demandar transparência, explicações, como o PSDB fez, pudesse causar esse nível de indignação - disse Bruno Araújo.

Já o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), disse que os partidos da base aliada deveriam exaltar que o Supremo Tribunal Federal (STF) está cumprindo o seu dever de julgar e não fazer esta carta.

- É desespero, porque, quando o mensalão aconteceu, Lula disse que era caixa dois, depois pediu desculpas por ter sido traído e depois, que nunca existiu. O procurador-geral da República reafirmou, neste segundo momento, os termos desta grande quadrilha que se apoderou do Brasil e que o Supremo está pegando. O que a Nação esperava é que os partidos da base dissessem que o Supremo está cumprindo o seu dever de julgar. E, na oposição, nenhum de nós pressionou o STF - disse Rubens Bueno.

Leia mais sobre esse assunto em O Globo.

Um comentário:

  1. O CASO DE LULA É DESVIO DE CARÁTER ELE É UM PSICOPATA PROPIAMENTE DITO PORQUE ACREDITA NAS PRÓPIAS MENTIRAS SE FOSSE NUM PAÍS CIVILIZADO LULA ESTARIA NUMA INSTITUIÇÃO ADEQUADA A SUA CONDIÇÃO...Os Petralhas, em Especial, o Cachaceiro, Estão tão Desesperados, que já não Sabem Mais o que Fazer. Tudo isto Será Mais Um Tiro no Pé!ACORDA BRASIL.......ANA LIMA

    ResponderExcluir