domingo, 18 de maio de 2014

IRRESPONSABILIDADE OFUSCA A COPA NO BRASIL

GOVERNO SE OMITE E VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS CRESCE
GOVERNO EXTINGUIU EM 2011 CÂMARA QUE REDUZIA VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS

Atletico-PR X Vasco

A omissão do governo federal fez ressurgir com força a violência nos estádios, após a extinção em 2011 da Câmara Técnica criada um ano antes para combater a intolerância esportiva. A Câmara definiu um Procedimento Operacional Padrão (POP), que reduziu a violência nos estádios já em 2010. Dois policiais da Força Nacional controlavam a Câmara, monitorando o movimento de torcidas. O trabalho ia bem, mas o Ministério da Justiça a extinguiu no início do governo Dilma.
O POP era para ser implantado no campeonato brasileiro de 2011, já como teste para a Copa, mas foi engavetado. E a violência voltou.
A Câmara Técnica promoveu dois encontros nacionais de especialistas em segurança com torcidas organizadas, CBF, clubes, policiais etc.
A Câmara acabou, a violência voltou. Foram 17 casos graves em 2013. No Brasileirão, as torcidas de 17 dos 20 clubes entraram em conflitos.
Após o conflito no jogo Atlético-PR x Vasco, em Joinville, o governo criou às pressas um tal “Consegue”, organismo que não sai do papel. 
Leia mais na Coluna Cláudio Humberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário