terça-feira, 20 de maio de 2014

JUIZ ALERTA QUE ACUSADOS DA ‘LAVA JATO’ SÃO SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS

alberto youssef na prisao

Diário do Poder

Em ofício ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, o juiz da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba informa sobre o risco de fuga do doleiro Alberto Youssef, principal alvo da Lava Jato, da Polícia Federal e destacou que há suspeita de envolvimento com tráfico internacional de drogas de acusados da Operação Lava Jato, cuja soltura foi ordenada. O ministro também determinou a suspensão da investigação e o envio de todo o inquérito à corte suprema.
O juiz federal pede ao membro do STF que esclareça o “alcance da decisão”, uma vez que “não foram nominados os acusados que devem ser soltos e os processos que devem ser remetidos ao Supremo Tribunal Federal”. Ele explica: “a fim de evitar que os processos, a ordem pública e a aplicação da lei penal sejam expostas a riscos por mera interpretação eventualmente equivocada de minha parte”.
Na interpretação de Teori, que aceitou acusação da defesa do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos alvos do processo, o juiz federal extrapolou sua função ao investigar o deputado André Vargas (sem partido/PR), que, por ser parlamentar, tem foro privilegiado e deveria ser investigado pelo Supremo. Outro parlamentar citado na apuração da PF é o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA).
O juiz relaciona diversos acusados da Lava Jato e informa que “um deles, Sleiman [Nassim El Kobrossy], que não foi preso preventivamente, já está foragido”.
Sergio Moro acrescenta: “Assim, muito respeitosamente, indago à V.Ex.ª o alcance da decisão referida, se este feito de tráfico de drogas e lavagem também deve ser remetido ao Supremo Tribunal Federal e se devem ser colocados soltos os acusados neste feito, entre eles Rene Luiz Pereira, preso por risco à ordem pública pelo indícios de envolvimento em organização criminosa responsável por tráfico de cerca de 750 kg de cocaína.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário