terça-feira, 27 de maio de 2014

PROPAGANDA MENTIROSA: MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE SUSPENSÃO DE PROPAGANDA DA COPA

Foto: Reprodução/Fifa

Por: Rodrigo Vilela

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) pediu a suspensão da campanha de marketing referente à Copa do Mundo. A promotoria justifica o pedido alegando que “Além de (a propaganda) não condizer com a verdade, o conteúdo publicitário da atual campanha atinge o inconsciente coletivo com mensagens de que o governo federal cumpriu o prometido”.
Para o MPa campanha do governo vem anunciando que o torneio trará grandes benefícios aos brasileiros, em função de investimentos públicos que teriam sido realizados na infraestrutura urbana e nos serviços públicos, benefícios que, segundo a narrativa oficial, serão permanentes.
Entretanto, justifica, “essa não é a realidade que se verifica”.  O MP usou como base notícias divulgadas pela imprensa denunciando que vários empreendimentos projetados para os aeroportos, o transporte público e o trânsito foram cancelados ou substituídos por outros de menor impacto e, ainda assim, não serão concluídos a tempo.  ”A situação evidencia os efeitos da desorganização, da falta de planejamento, da incompetência em executar o que se planejou quanto à infraestrutura e aos serviços voltados à realização da Copa” alega o MP.
O órgão ainda destaca que o Brasil teve “tempo suficiente para executar planos de investimento que efetivamente investissem e corrigissem as mazelas da infraestrutura e dos serviços públicos, principalmente nas cidades-sede. No entanto, segundo levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo no início deste mês de maio, o país tinha concluído menos da metade daquilo que se comprometeu fazer”.
Na ação, o MPF/GO requereu a concessão de medida liminar que determine a imediata suspensão da campanha publicitária em todos os veículos de comunicação e proíba o governo federal de realizar outras campanhas publicitárias sobre a Copa que não tenham caráter educativo, informativo ou de orientação social. Além disso, requereu, ainda, a aplicação de multa diária de R$ 5 milhões à União e de multa diária pessoal de R$ 1 milhão aos agentes do governo, no caso de retardamento no cumprimento da decisão.

Um comentário:

  1. Segundo a fifa eles pediram so 8 estádios mas o fanfarrão boquirroto achou que era tao pouquinho vamos gastar em 12, o dinheiro e do ze povao não tem importância fazer mais quatro para encher o rabo da fifa e o povao que se lixe. Esse covarde bravateiro deveria estar preso porque ele e a calhorda são responsáveis com seus sonhos megalomaníacos pela gastança safadeza que e esta copa. Dinheiro e exigências para fifa que vai sair lucrando bastante, dinheiro as pampas para os bravateiros megalomaníacos e seu exercito de servidores vendilhões da pátria e para o povo. Promessas não cumpridas como sempre, bla,bla,bla. Saude importada de cuba com mais médicos em vez de fazer mais médicos aqui. Saude no caos, as pessoas que precisam de serviços médicos tem que esperar para serem atendidos meses, para marcar cirurgias anos. Aumento para os que realmente trabalham, 2 por cento, aposentados 5 por cento. Enquanto isso os cães do inferno desgovernantes megalomaníacos e seus adeptos recebendo salários mais altos do que em empresas particulares, mordomias, cartões corporativos e gastam, gastam, gastam sem consciência nenhuma e coisas inclusive que não tem nada com o povao. Eta turminha da alta esfera, seu destino já esta traçado. Não há bem se sempre dure e não há mal que não se acabe. Quem viver vera. São muitas pessoas espoliadas enquanto uma minoria se serve o pais para se eternizar no poder. Esperem e verão.

    ResponderExcluir