quinta-feira, 22 de maio de 2014

PF SUSPEITA DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ATUANDO NA PETROBRAS

Diário do Poder

SÈrgio Fernando Moro
O relatório da PF foi enviado ao juiz Sergio Moro em abril

Relatório da Polícia Federal revelou que suspeita da existência de uma “organização criminosa no seio da empresa Petrobras”, ao investigar a compra superfaturada da refinaria de Pasadena (Texas), nos Estados Unidos. O relatório da PF informa ainda que há a suspeita de que a estatal patrocinaria desvio de recursos públicos para o exterior e consequente “retorno de numerário via empresas offshore”.
Encaminhado ao juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, o documento informa que o suposto esquema serviria de base para “pagamento de propinas e abastecimento financeiro de grupos criminosos envolvidos no ramo petroleiro”. Segundo o texto, de 22 de abril, apura-se a possível participação do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa em irregularidades na compra da refinaria do Texas.
Paulo Roberto Costa foi preso na Operação Lava Jato, em março, e solto nesta terça-feira (19) por ordem do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Costa também foi representante da Petrobras no comitê interno da refinaria de Pasadena.
Comprada em 2006, a refinaria de Pasadena se tornou o centro de uma crise política após a presidente Dilma Rousseff afirmar que a aprovação do negócio se deu com base em um documento técnica e juridicamente falho. Dilma era a presidente do Conselho de Administração da estatal na época da aquisição. Até agora não havia surgido detalhes sobre a investigação da PF sobre o negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário