sexta-feira, 13 de março de 2015

15 DE MARÇO, DIA DE SÃO LONGUINHO



PAULO CASTELO BRANCO

São Longuinho é invocado com a finalidade quase que exclusiva de encontrar coisas perdidas. Muito embora não se saiba exatamente se ele existiu, ou quem foi São Longuinho, a sua imagem é encontrada com fácil regularidade. Trata-se de um homem vestido como um monge e que traz na mão direita, levantada até a altura do rosto, uma lanterna. O devoto reza e faz o pedido a São Longuinho, e ao achar a peça perdida, deverá dar três pulinhos e gritar "São Longuinho".

No dia 15, São Longuinho será invocado pelos brasileiros que perderam a esperança, por terem sido enganados pelo discurso da candidata que lhes garantia mundos e fundos se fosse reeleita. Escolhida, a presidente abriu o saco de maldades e fez tudo ao contrário do que havia prometido e, sem o respaldo de seus aliados, empurrou o país para uma das maiores crises, desde a descoberta do Brasil.

As manifestações previstas para o dia 15/3/2015, ao que tudo indica, servirão para que aliados e opositores saiam às ruas para protestar contra a má administração da presidente Dilma, e a roubalheira que tomou conta das mais respeitáveis instituições do país.

Os aliados da presidente aí compreendidos o PT, o PMDB e agregados, a UNE, a CUT, além, é claro, dos omissos ou silentes como a OAB, a ABI e a CNBB, que, por vários motivos também se manifestam moderadamente contra a corrupção e a tal da roubalheira.

Os opositores, apoiados de forma encabulada pelo PSDB, DEM, PPS e PSB, recebem a força dos 51 milhões de votos de Aécio Neves e da maioria dos demais 100 milhões de brasileiros que não votaram, mas não deixam de ser cidadãos com direito a serem governados por gente competente em todos os níveis da administração pública; afinal, eles geram riquezas que também estão sendo gatunadas.

A invocação a São Longuinho, para que recuperemos o que perdemos é a prece que a população deverá fazer nas ruas. Já se sabe que não adianta só bater panelas vazias, pois os contratados virtuais dos marqueteiros os acusarão de ricos, burgueses e admiradores de Aécio e FHC. A acusação de ricos não pega naqueles que irão às ruas, uma vez que, nos dias de hoje, os ricos mesmos são os gerentes de estatais que se dispõem a devolver milhões de reais na primeira inquirição da Polícia Federal.

Quanto a burgueses é possível que milhões deles estejam representados pelos beneficiários dos programas sociais, insatisfeitos com as limitações econômicas impostas pela falta de um gerente competente na administração dos cofres públicos.

Os três pulinhos que devem ser dados quando encontrado o que se perdeu, se multiplicarão no dia de São Longuinho, e farão estremecer o país, seja em Brasília, nas capitais, nas mais distantes cidades, nos bairros, nas comunidades, e em cada rua; como pretendem brasilienses que estão programando - preocupados com as ameaças de violência de milícias do MST convocadas pelo seu líder Lula – sair de suas casas, em suas próprias ruas, e fazer manifestações isoladas de repúdio ao governo, divulgando as imagens nas redes sociais como o fizeram no panelaço de domingo passado. Haja reza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário