quarta-feira, 14 de março de 2012

Calote faz comércio estender liquidações

Inadimplência do brasileiro sobe 17% no ano, compromete renda e trava gastos

PROMOÇÕES ALÉM DA HORA: lojas estenderam o período de liquidação de verão, adiando a entrada das novas coleções de outono-inverno
Fabiana Ribeiro - O Globo


Onde estão as novas coleções de outono-inverno das lojas?

À espera da saída das peças de verão — que, por sua vez, estão numa liquidação mais prolongada do que a que tradicionalmente se vê no varejo. Sinal claro, para analistas, de que o consumidor está segurando os gastos nos primeiros meses do ano e de que os lojistas entraram em 2012 com estoques elevados, um forte indicador de vendas fracas.

Motivos não faltam para o consumo ficar mais tímido: parte da renda das famílias está comprometida com o financiamento de bens duráveis e o nível de inadimplência aparece em alta.
(...)

Dados divulgados nesta terça-feira, mostram que o nível de inadimplência do consumidor subiu 18,3% em fevereiro ante o mesmo mês de 2011, acumulando alta de 17,4% nos dois primeiros meses de 2012. Apesar de ser alta inferior a vista no primeiro bimestre de 2011, a subida deste ano se dá num patamar de inadimplência já mais elevado.

— A inadimplência está num patamar elevado e o comprometimento da renda com bens duráveis impede o consumidor de comprar com mais força. Há muita gente no seu limite de endividamento, o que faz com que as pessoas deixem de comprar bens mais supérfluos como roupas e calçados. Sem vender, as lojas se veem obrigadas a entrar em liquidação: não há outra saída para muitas marcas — analisou Fábio Romão, economista da LCA Consultores.

Mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário