terça-feira, 20 de março de 2012

Filhos da PUC querem enterrar a identidade católica da universidade

Por A Catequista


Cada tijolo da PUC-SP foi erguido com a grana e o esforço dos católicos. No ano de sua criação, em 1946, seus fundadores tinham um objetivo bem claro: oferecer educação de qualidade e disseminar a fé e os valores cristãos.

Coitados… devem estar agora revirando no túmulo, pois as salas de aula desta universidade estão infestadas de professores anticatólicos.

Sempre zeloso e sem papas na língua – graças a Deus! – o bispo emérito de Guarulhos, Dom Luiz Bergonzini, pediu em seu blog que a direção da PUC-SP tome providências para que “os princípios cristãos e o catolicismo sejam respeitados pelos professores e alunos”.

“Se a PUC é da Igreja Católica, deve seguir o Evangelho e a Moral Cristã. Não pode ter em seu corpo docente professores contrariando os ensinamentos da Igreja Católica, dentro ou fora da sala de aula.

É um direito de cada pessoa ter e defender as idéias que quiser. Porém, as escolas e universidades católicas não são obrigadas a admitir empregados com posições contrárias aos seus ensinamentos.
(…)
“Os professores abortistas, defensores da eutanásia, da liberação da maconha, da ideologia homossexual ou comunistas podem procurar escolas que defendam essas ideias para lecionar nelas. Não podem lecionar numa escola católica, que é totalmente contrária a esses posicionamentos.”


D. Luiz Bergonzini

É preciso ser muito cínico ou ter o cérebro atrofiado para negar que o que Dom Luiz disse faz todo o sentido. Porém, na semana passada, um grupo de estudantes da PUC-SP – de número pouco representativo, ao que parece pela foto publicada no Estadão – protestou contra as declarações do bispo. Ô, crianças… quando prestaram vestibular, vocês não sabiam que essa universidade era católica, não?

Alguns professores também reagiram mal às palavras de Dom Luiz.
A presidente da Associação dos Docentes da PUC-SP, Maria Beatriz Costa Abramides, mandou essa pérola:
“Sempre lutamos por uma universidade laica e plural. Temos de defender pesquisa, investigação e conhecimento voltados para os interesses da população, não ligados a uma religião”. Ô, minha filha, tá difícil de entender que esta universidade que paga o seu salário é católica, não é laica? CA-TÓ-LI-CA!!!!! A PUC-SP é uma instituição privada, um patrimônio da Igreja.

E o pior é que essa gente é tão abusada que acha que está exercendo um direito. Vejam só… Daqui a pouco esses professores vão pensar que podem invadir nossos templos, subir no presbitério e vomitar seu discurso marxista pros fiéis, que terão que ouvir tudo caladinhos e ainda dar um dimdim pra eles no final. Ah, vai ser cara-de-pau assim lá na PUC que pariu!

Se esses professores querem difundir suas ideologias de (...) e continuar atacando a Igreja de Cristo, que vão prestar concurso pras universidades públicas, ou vão (...) na cátedra de outra universidade laica qualquer. Mas deixem as instituições de ensino católicas em paz!

A grande tragédia é que esse mal não atinge apenas a PUC-SP, mas também muitas instiuições de ensino católicas em todo o mundo. Deus ajude que os bispos das demais dioceses, os educadores e estudantes católicos se movam em relação a isso. Já basta que pisem em nossa identidade religiosa nas ruas, no Congresso Nacional, nas novelas, nos jornais… já basta! Que ao menos nas instituições de ensino da Igreja os católicos possam se sentir em casa, e os estudantes não-católicos possam ter a oportunidade de ver a beleza e a riqueza da nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário