quarta-feira, 14 de março de 2012

DESINDUSTRIALIZAÇÃO ESCONDE INEFICIÊNCIA

Abaixo, um ponto de vista diferente que merece atenção.
O governo petista tem sustentado nossa economia e tem sido enaltecido pelos "especialistas" da midia pelo sucesso nas exportações de commodities, negócio alavancado mais pela demanda em grandes mercados, como a China, do que por qualquer outro motivo, e muitos exaltam a comercialização de produtos baratos, também graças à China, principal responsável pela produção dessas mercadorias.
Portanto, nenhum mérito para o governo brasileiro.
Mas esqueceram de alertar para o retrocesso na qualidade dessas negociações que tem feito o Brasil se comportar como nos tempos de colônia, vendendo matéria-prima e negligenciando a produção, a pesquisa, a tecnologia e tudo que poderia nos situar no século XXI.
Se nossos fracassos conseguiram ser ignorados até agora, não há mais como esconder a derrocada na indústria.


Associação defende importações e ataca movimento protecionista
O Globo

Com um anúncio de página inteira publicado nos principais jornais do país, a Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece) deu início nesta terça-feira a um movimento para se contrapor à ideia de que o aumento das importações vai promover a desindustrialização do país.

Intitulado "Movimento protecionista ameaça economia do país", o texto diz que "entidades têm propagado mitos e inverdades", que não existe uma "avalanche de importações" e que as importações são importantes para o crescimento do país. Sustenta ainda que o discurso de desindustrialização tem sido usado para esconder interesses e ineficiências da própria indústria nacional.

As críticas são dirigidas principalmente contra a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no momento em que a entidade e centrais sindicais lideram uma campanha para barrar o uso do ICMS como estímulo à importação em alguns portos do país.
Mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário