segunda-feira, 19 de março de 2012

HADDAD, O PAI DAS "TAXAS"

Haddad participou de criação de taxas no governo Marta

Por Bernardo Mello Franco, na Folha:
O pré-candidato Fernando Haddad (PT), que prometeu abolir a taxa de inspeção veicular em São Paulo, ajudou a criar as taxas do lixo e de iluminação na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (2001-04). Na época, ele também foi escalado para convencer os vereadores a aprovar os tributos, que levaram a oposição a apelidar a ex-prefeita Marta Suplicy de “Martaxa” e contribuíram para suas derrotas nas últimas eleições municipais.

Mestre em economia pela USP, Haddad participou da formulação da reforma tributária da gestão petista, aprovada no fim de 2002. Era chefe de gabinete do então secretário de Finanças, João Sayad.
Ao defender a criação dos tributos de Marta, o atual pré-candidato sustentava que “cobrar uma taxa por um serviço efetivamente prestado” era “socialmente correto e justo” por onerar apenas os usuários desse serviço, e não todos os contribuintes.

“É muito melhor (…) introduzir as taxas em correspondência com o serviço prestado do que ir em outra direção”, disse em 2002, segundo transcrição de audiência nos arquivos da Câmara. A decisão atual de prometer o fim da taxa de inspeção veicular foi tomada em reunião do comando da pré-campanha de Haddad com o publicitário João Santana, que fará sua propaganda eleitoral.

Um comentário:

  1. Amiga Rose, esse Haddad pode acabar com a taxa que quizer, aqui em SP não ganhará nada, é um despreparado que n ão sabe nem ganhar eleição, o que preciso é acabar com a inspeção, só faze la
    quando o Brasil inteiro fizer, nós paulistanos,
    não queremos mais carregar esse bonde nas costas sozinhos, ja não basta o Brasil?!!
    Francisco SP

    ResponderExcluir