terça-feira, 27 de março de 2012

Estratégia correta

André Henrique


Nesta segunda-feira, José Serra concedeu uma entrevista à Folha de São Paulo e afirmou que pretende angariar o apoio do PC do B e do PSB.

Alguns internautas de direita ficaram revoltados porque consideram absurda uma aliança do tucano com partidos de esquerda. Por esta razão, concluem que José Serra não é digno de confiança por pertencer ao mesmo balaio ideológico destes partidos de esquerda.

Estes internautas ignoram a realpolitik. Desprezam o fato de os partidos serem mais pragmáticos que ideológicos e que precisam formar alianças amplas para chegar ao poder e para governar. O PSB está com Geraldo Alckmin. Em Campinas, os tucanos abriram mão de candidatura própria para prefeitura e vão apoiar o candidato Jonas Donizette, do PSB, em troca o PSB marchará com Alckmin nas eleições deste ano e nas de 2014. O apoio do PSB é crucial, tendo em vista que o partido governa seis estados e tem uma das maiores bancadas do Congresso.

Caso José Serra feche com o PSB, terá mais tempo de televisão e deixará a campanha de Fernando Haddad mais fragilizada. O PC do B é um dos partidos mais ideológicos do país e, ainda assim, está próximo do governo de Gilberto Kassab, e é um dos sustentáculos do governo Dilma, seria um desprestígio político para a candidatura Haddad perder o apoio do partido comunista. Na coalizão formada por José Serra há espaço para partidos de centro-direita como DEM e PSD. Estancar a cizânia entre ambos é essencial para não perder o DEM para o PMDB. Quanto mais apoios mais musculatura a candidatura Serra terá para desbancar a vitória petista na capital.

Uma eventual vitória do PT na cidade de SP nas eleições deste ano fortaleceria o partido para a disputa ao governo de SP em 2014. Em 2014, se o PT conquistar a presidência da República e o governo do Estado de SP terá a hegemonia política necessária para instaurar um governo autoritário no país. Se Lula estiver saudável, melhor ainda para o PT. A vitória de Serra na capital é essencial para brecar a hegemonia política tão sonhada pelo PT. É isto que muitos direitistas puristas têm de entender.

Portanto, a tentativa do tucano de ampliar a chapa com partidos tanto de centro-direita quanto de centro-esquerda é correta.

Um comentário:

  1. Pode se apoiar em qualquer partido, mas se não for sentir o cheiro do povo e ouvir o que O POVO
    quer, quem levará será o Russomano, pois o povo não quer o continuísmo e nem o amor I love you do PT! Fala se em união com partidos, mas não se esqueçam que o povo não vota em partidos! Lembram do Tiririca?
    Francisco SP

    ResponderExcluir