domingo, 4 de maio de 2014

VAIAS MOSTRAM O CANSAÇO DE DOZE ANOS DE PROMESSAS, CORRUPÇÃO E NADA MAIS




Merval Pereira, O Globo

Essa não é uma boa perspectiva para quem se coloca como a melhor opção para presidir o país. Quando Lula começou a aparecer como o franco favorito nas pesquisas em 2002, os especuladores financeiros reagiram ao perigo potencial que ele representava, levando o dólar até a R$ 4,00 e elevando o risco Brasil.

Agora, a cena se repete invertida, mas pelas mesmas razões: o mercado financeiro oscila para cima com a possibilidade de derrota de Dilma, o que significa que a direção econômica do país mudará de rumo.

A convenção do PT, que reafirmou a candidatura de Dilma, tentando soterrar a campanha pela volta de Lula, teve um tom agressivo que denota todo o ressentimento pela crescente rejeição ao governo petista refletida nas pesquisas eleitorais e nas vaias que seus principais líderes estão recebendo pelo país.

Ontem mesmo foi a vez de a presidente ser vaiada mais uma vez, agora em uma tradicional exposição de gado zebu em Uberaba, em Minas, a terra de Aécio Neves que Dilma também reivindica para si, pois nasceu no estado. Mas, assim como historicamente não está ligada ao PT, e sim ao PDT, o Rio Grande do Sul tem mais a ver com sua vida política.

A radicalização da campanha petista, com críticas à elite e à grande imprensa, mais uma vez acusada por Lula como a grande opositora, pode levar, no entanto, a resultado contrário ao desejado pelos apoiadores de Dilma. As pesquisas indicam que ela está caindo pelas tabelas em direção à votação tradicional do PT, que gira em torno de 30% do eleitorado.

Lula só saiu desse índice para tornar-se presidente quando ampliou seu eleitorado adotando uma imagem pública menos agressiva do que a que tinha nas campanhas anteriores, de 1989 a 1998, quando perdeu quatro eleições seguidas, duas para Collor (primeiro e segundo turnos) e duas para Fernando Henrique Cardoso, no primeiro turno.

Leia a íntegra em Critérios e tendências

Um comentário:

  1. Quem vai querer mais do mesmo. Aquele que não prometer diminuir a maquina enorme e ineficiente não vai conseguir se reeleger. O povo esta cansado de promessas não cumpridas. O pais esta vendo Caixa Economica, BB, Petrobras fazendo campanha pro lula e elefanta branca. O nosso dinheiro esta indo para o esgoto em campanha de pais do primeiro mundo quando a nossa realidade e justamente o oposto. Chega de bla,bla,bla, l0 reais de aumento no bolsa miséria nos leva para o caos, bolsa isso, bolsa aquilo nos leva ao caos. 40 cabides de emprego em ministérios que não fiscalizam nada e não trabalham so para dar empregos aos vermelhos vagabundos. Ternos Armani para suas excelências, dois dias de trabalho na gaiola das loucas e vai continuar a mesma marmelada. A m........erda e a mesma so mudam as moscas. O lula 9 fingers já mandou partir para cima então pode ter certeza que os anos 64 já estão preparando o deja vu ate quando o nosso pais vai deixar passar pelas fronteiras bastante coca, dos cocaleiros e e ervas, que agora inventaram que serve para curar. Desculpas e mais desculpas para idiotizar a juventude. E este o pais do futuro? As minorias querendo se defender e ensinando no primário para as crianças em vez de obrigar as crianças a aprender o catecismo, seja em que religião for, a aprender os hinos a bandeira e o hino do pais, vivem ensinando como forunfar. Que pais e esse que já esta tornando a nossa juventudo viciada desde o jardim de infância, defendendo viadagem e outros bichos. A juventude e para ser apreciada e tornar as pessoas cidadãos sólidos e não essa porcaria que estamos vendo. Que cada um seja o que deseja e uma coisa que so a pessoa pode decidir, mas tornar isso obrigação ou seja decidir que a viadagem deve tomar conta do que os que não querem esse tipo de coisa se associem a ela achando que e muito normal. A liberdade não deve ser confundida com libertinagem, agredindo quem pensa em contario. O estado não deve se intrometer na vida da pessoa da forma que vem se intrometendo ultimamente inclusive na forma das pessoas pensarem. Falaram tanto nos anos de chumbo e os ptbosta e pmdbosta so estão se intrometendo em todos os sentidos na vida das pessoas. Porque dao bolsa isso, bolsa aquilo ainda pensam que podem dominar o pensamento das pessoas. Viva mais de merda que deixa o estado se intrometer em tudo inclusive nas religiões e na nossa constituição retalho que e mexida todo dia para dar mais vantagens para os vagabundos. Graças aos partidos barriga de aluguem que se intrometem em tudo.


    ResponderExcluir