quarta-feira, 17 de outubro de 2012

JORNALISMO SÓ FAVORECE AO PT, ISSO É JUSTO?

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, defendeu ontem o conteúdo da cartilha que prega o combate à homofobia distribuída a escolas estaduais em 2009, quando era governador, e criticou o modo como a imprensa tratou o tema. O tucano vinha fazendo ataques a material de conteúdo semelhante produzido pelo Ministério da Educação no ano passado. Na época, seu rival, Fernando Haddad (PT), chefiava a pasta.

Apelidado de "kit gay", o projeto do MEC foi suspenso pela presidente Dilma Rousseff após reação das bancadas católica e evangélica no Congresso. Em mais de uma ocasião, Serra afirmou que se tratava de "doutrinação". Anteontem, a colunista da Folha Mônica Bergamo revelou que a Secretaria Estadual de Educação havia elaborado, durante o governo Serra, cartilha que abordava a homofobia de forma semelhante ao kit do MEC.

Ontem, Serra rechaçou comparações entre os dois materiais. 
Em duas ocasiões, discutiu com jornalistas ao ser questionado sobre o tema. Pela manhã, em entrevista à CBN, disse que se tratava de uma "pauta petista furada" ao responder questionamento do jornalista Kennedy Alencar. 

"Sua atitude é uma contradição por conveniência eleitoral ou o senhor se tornou conservador?", perguntou Alencar. 

"Eu sei que você tem preferências políticas mas, modere, você não pode fazer campanha eleitoral aqui", respondeu Serra. 

À tarde, disse a uma jornalista do UOL, portal do Grupo Folha, que ela deveria "trabalhar com Haddad". A repórter havia solicitado ao tucano que esclarecesse sua posição sobre o debate da homofobia em escolas. "[A cartilha] Foi feita em 2009, no meu governo. O resto é brincadeira", respondeu Serra.
Ele também criticou a Folha.


"A Folha entrou numa roubada. Fez cinco versões [de matéria no site], começou sem conhecer o texto. Comprou uma versão e fez uma má reportagem." 

A nota publicada no site ontem às 11h03 foi atualizada apenas uma vez de forma substancial, às 13h01, quando o título foi alterado. 

O título original dizia "Serra distribuiu material igual ao 'kit gay' em SP" e foi alterado para "Serra distribuiu material similar ao kit 'anti-homofobia' do MEC em SP". 

(Folha de São Paulo)
*
Abaixo, vídeo que dá um basta nessa confusão.
Mesmo assim, como podemos constatar no tom da matéria, a mídia mostra a quem está a serviço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário