terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Em fase de 'descanso e arrumação', Serra defende voto distrital

O Globo

Em fase de "descanso e arrumação", segundo suas palavras, o ex-governador de São Paulo e candidato do PSDB derrotado na disputa pela Prefeitura da capital paulista, José Serra, defendeu que os tucanos façam do voto distrital uma bandeira partidária na discussão sobre a reforma do sistema eleitoral brasileiro.

O tucano fez a afirmação durante a abertura do congresso estadual do PSDB-SP, nesta segunda-feira, em São Paulo. Para Serra, o sistema atual é caro e enfraquece os partidos. "Defendo o sistema distrital nos municípios grandes e o distrital misto nos Estados. Uma parte de eleitos pelo distrito e uma por uma lista elaborada pelo partido".


O tucano defendeu que a sigla empunhe a bandeira do voto distrital. "Creio que, se for transformada em uma proposta partidária e aprovada no plano nacional, será um avanço muito grande. Ter como questão partidária definida é um passo na afirmação do processo democrático", observou.

No sistema de votação distrital, desejado por Serra, o território é dividido em distritos, de acordo com o número de parlamentares. Os candidatos passariam então a concorrer apenas em um determinado distrito, o que em tese baratearia o custo da campanha. "Hoje um deputado tem de percorrer o Estado todo em busca de voto", argumentou Serra.

Na saída do evento, o tucano não quis falar à imprensa. "Estou em uma fase de descanso e arrumação", limitou-se a dizer. Sobre os rumores de que poderia deixar o PSDB para concorrer novamente à Presidência da República, em 2014, rechaçou: "Tem muita plantação, muita bobagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário