segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FORÇA, SANTA MARIA! FORÇA, BRASIL!







Leiam e se emocionem. Sintam a necessária indignação para que providências sejam tomadas e fatos semelhantes não voltem a acontecer.
Atentem aos fatos antes que a "patrulha ideológica", adeptos da "Teologia do Diabo", os convença de que os culpados são sempre os pais que permitem a diversão de seus filhos, assim como certa ministra culpou a mãe de Eloá por ter permitido o namoro com o rapaz que a matou.

Um dos mais importantes ideais do ser humano deveria ser a constante busca da liberdade, com responsabilidade e respeito ao próximo, é óbvio, mas sempre resistindo à tentação de permitir que "iluminados", sejam "ídolos" ou autoridades do governo, dirijam nossas vidas e decidam sobre nosso comportamento, nossas ações e nossas escolhas de acordo com seus critérios.

A maldade nos ronda, assim como a imprudência, também responsável por tragédias como a de Santa Maria, mas não é o cidadão quem deve viver enclausurado ou refém de mecanismos de fugas, seja socialmente ou na dependência de medicamentos. 

A permissividade ao erro, sim, tem sido constante e isso se confunde com liberdade. 

A mão na cabeça de bandidos, em detrimento do sofrimento de suas vítimas, a apologia à malandragem, à esperteza "engana trouxa" e ao uso de drogas, que fazem com que o usuário perca a capacidade de discernimento entre o certo e o errado, são alguns exemplos de inversão de valores (só pode ser coisa do capeta) que na verdade nos aprisiona e causa terror à sociedade, como as quarenta mil vidas perdidas no trânsito todos os anos e cinquenta mil pessoas assassinadas anualmente porque, no Brasil, "tá tudo dominado".


Tragédia

Por Reinaldo Azevedo
O país parou para acompanhar detalhes de uma das maiores tragédias de sua história. Duzentos e trinta e um moços e moças saíram de casa para se divertir na noite de sábado e jamais voltarão. Morreram queimados ou asfixiados — a grande maioria — na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. 
Ficamos, especialmente os pais de adolescentes e jovens, paralisados de medo, de apreensão, de terror. Qualquer morte nos diminui. A de um ente querido nos destroça. A de um filho, então, subverte aquele que é o nosso mais duro aprendizado: morrer um pouco por dia para que sobreviva a nossa descendência. Em “Cântico do Calvário”, escrito justamente em memória de um filho morto, Fagundes Varela pôs nos justos termos:
“Eras na vida a pomba predileta 
Que sobre um mar de angústias conduzia
O ramo da esperança. — Eras a estrela
Que entre as névoas do inverno cintilava
Apontando o caminho ao pegureiro.”
Penso na dor dessas mães e desses pais e rezo para que encontrem algum conforto. Lembro-me de ter me irritado certa feita com a minha mãe por causa de seu excesso de preocupação, ainda que estivéssemos a centenas de quilômetros de distância: “Pô, eu sei o que faço; já tenho mais de trinta anos”. E ouvi do outro lado: “E continua meu filho; filho não tem idade para mãe e para pai”. Hoje sou eu que ouço: “Pai, eu já tenho 18, já tenho 16…”. 
Filhos não têm idade. As nossas crianças têm de voltar para que possamos fechar a porta, deixando do lado de fora as tormentas.
Mas a nossa dor também tem de saber exercitar a devida ira. Com a conivência de muitos, a Kiss não era uma boate, mas uma armadilha. Parece evidente que muitos milhares se arriscaram antes a morrer nas suas dependências. Faltava apenas o casamento do fortuito com o inexorável. As imprudências meticulosa e metodicamente praticadas careciam do elemento incidental, da estupidez que serve de estopim, do gesto tolo, irrelevante, que provoca a reação em cadeia e resulta na tragédia.
Na madrugada de sábado para domingo, ele veio na forma de um sinalizador, uma espécie de fogos de artifício, usado pela banda. Uma fagulha atingiu o teto de papelão e material de proteção acústica, altamente inflamáveis. Em segundos, o fogo se espalhou pelo teto. Estima-se que 90% das vítimas fatais tenham morrido asfixiadas pela fumaça, não queimadas. Talvez duas portas de emergência, destravadas, tivessem bastado para evitar a tragédia.
O Plano de Prevenção de Combate a Incêndio tinha vencido em agosto do ano passado e não havia sido renovado, informa o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo. É, sim, uma informação relevante, que parece indicar que a casa não primava exatamente pelo respeito às regras. 
Mas essa informação pode contribuir para omitir outra, que me parece ainda mais importante: quer dizer que, até agosto de 2012, o Corpo de Bombeiros julgava que tudo ia bem num imóvel que abriga duas mil pessoas e tem uma única porta. Ela não só servia à entrada e à saída dos frequentadores como era obstruída por uma espécie de biombo, que impedia os seguranças de ver o que se passava lá dentro, razão por que, por alguns poucos minutos, eles tentaram impedir a fuga dos jovens, supondo que queriam sair sem pagar a conta.
O incêndio causou um curto-circuito e deixou a moçada no escuro, em meio à fumaça. Não havia luzes de emergência, acionadas automaticamente quando há o corte do fornecimento de energia elétrica. Um extintor também não teria funcionado. A boate Kiss não poderia, naquelas condições, estar funcionando. E não era um empreendimento pequeno, que tivesse existência clandestina. Talvez fosse a maior casa do gênero em Santa Maria, uma cidade de porte médio, com 230 mil habitantes, mas com vida noturna agitada em razão da universidade federal, que atrai jovens do Brasil inteiro. A festa de sábado tinha sido organizada por alunos do primeiro ano dos cursos de de Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia.
Estupidez
Não, senhores! Essa não é uma tragédia fabricada pelo acaso. Ela é obra de uma cadeia de descasos. Uma casa dessas dimensões tem de ter, por exemplo, uma brigada civil de combate a incêndios. A ela caberia dizer à tal banda “Gurizada Fandangueira” que o ambiente era impróprio para o uso de fogos de artifício.
Que se apurem as responsabilidades. Não sou polícia técnica nem perito. Mas há elementos de sobra para concluir que a “fatalidade” que resultou na morte de 231 jovens foi construída. Eles foram mortos pela estupidez, não pelo destino.
(Clique no título para ler na íntegra)

12 comentários:

  1. forca pra voceis ai que ta percisando pela maes que perderam seus filhos parentes amigos e presindente olha o que ta acontecendo com o brasil que na hora que vc quer voto pede de casa em casa e agora como fica as familias que perdeu seus parentes na tragedia dessa boate irregular presidente vamos fazer um pais menhor onde nao aconteca mais isso porque quantas pessoas ja morreram quantas mais tem que morrer pra vc tomar uma atitude cabivel e porque nao e da sua familia que nao tava la por isso porque essa lei nao fuciona que lei e essa onde a corrupidos gente para e pensa voceis ai presidente olha em outros paises a lei e uma so e funciona e tem que compri ela a gente vamos la pra e pensa quanta gente jogada na calsada morta gente que tinha um futuro pela frente gente nova presidente fasso um pelo ponhe essa lei que fala que tem ponhe ela pra funcionar que depenter de mim voce nao tem meu voto porque ta ai no palacio quanta as pessoas ai sofrente violencia droga porque ne voceis nao fazz nada com nada ve as pessoas la jogada na rua e nao estende a mao porque e so um pobre drogado jogadona rua voceis nao ve que e um ser humano na vida precisando de ajuda como essa familia que perdeu seus parente olha eu nao tenho muito o que oferecer mais eu to aqui pra que der e vier se precisar douo meu sangue medula ossea sei la fazer rezar pelas pessoas que ta internadas em estado grave e pelas pessoas que se foram eu estou em estado que choque vejo o jornal e nao consigo me conter que podia ser eu tambem sei la gente vamos la presidente aonde ta a lei olha essa inregularidade dessa boate a nao ai nao da ne maes que perderam seus filhos eu estou aqui rezando por voceis e pelas pessoas que ta internada tambem fico muito triste com tudo isso que acontece com o brasil tenho vergonha dessa lei que falam que e lei beijo estou aqui rezando por voceis se precisa pode conta com migo pra que der e vier bjbjb e forcas maes que a luta so ta comecando

    ResponderExcluir
  2. Priscila

    Gostei do desabafo, falou com o coração.
    Obrigada pela participação no blog!

    ResponderExcluir
  3. EU JOEL COSMO SILVA,COMO UM PROFISSIONAL MA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO,DECLARO QUE TODOS SÃO CULPÁDOS ATÉ QUE SE PROVE A INOCÊNCIA,ESSE NEGÓCIO DE QUE AS MORMAS DE RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DOS BOMEIROS QUE CONTÉM 800 PÁGINAS VALER APENAS PARA O ESTADO DE SÃO PAULO E PARA OUTROS NÃO,SÓ PODE SER FRUTO DE UMA IMAGINAÇÃO DE UM DRÁCULA QUE GOSTA DE VER SANGUE DE INOCENTES SEREM DERRAMADOS,SEGURANÇA TEM QUE SER ÚNICA PARA TODO O PLANETA TERRA...

    ResponderExcluir
  4. Que bom receber comentário de um profissional.
    Se há muitos culpados nesses casos e não se toma providência é porque temos culpados solidários, que é a turma do "deixa disso".
    O brasileiro tem que aprender a reagir e se posicionar diante dos fatos, sem medo nem a preocupação de desagradar quem não se importa a mínima com a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. eu lamemtei muito , essa falha imensa de todos ,mas maes nao os odeiem entreguem a todos nas maos de Deus e o resto o senhor o fara . fiquem com Jesus e horem sem sessar, que Deus acalme os vossos coraçoes .

    ResponderExcluir
  6. O melhor que podemos oferecer a essas famílias são as nossas orações, mas eu tenho certeza que os familiares das vítimas não conseguem nem sentir ódio, a dor é imensa, não dá espaço para outro sentimento.
    Quando se exige Justiça é para que as pessoas não pensem que estão liberadas para fazer o que quiserem sem pensar nas consequências.
    O bom pai e a boa mãe corrigem seus filhos porque os amam, não por ódio ou vingança.
    Os maus e os imprudentes também precisam ser corrigidos para que sejam pessoas melhores, isso também é manifestação de amor.

    ResponderExcluir
  7. so deus para com forta o coração destas pessoas poque so ele e capas de reparar a dor daperta de uma pessoa eu perdi minha mae mais 40 anos e não passo ador

    ResponderExcluir
  8. Muito triste essa tragédia em Santa Maria! Que Deus possa abençoar a cada família das vítimas,dando-lhes a paz e o consolo. Imagno que todos,diante dessa tragédia,estamos sem palvras diante do fato,pois eu,particularmente,coloco-me nessa situação(como vítima ou como um de seus parentes:mãe,irmã...)
    Nessas horas,sei que não bata palavras prontaspois o sofrimento é inevitável. Só tenho a dizer às famílias:força e coragem!Deus está com cada família! Segurem na mãe de Deus e ela os sustentará!Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  9. Inocentes pagaram pela incompetência das fiscalizações e administrações públicas que visam somente o lucro e não a segurança de seus semelhantes. Oro pelos familiares e oro também que possamos ter pessoas nas administrações e fiscalizações irmãos competentes para que não se repita episódios como esse de nenhuma dimensão.

    ResponderExcluir
  10. que deus pai todo poderoso tenha com paixão das almas dessas crianças jovens que tiveram suas
    vidas interrompidas por INEGLIGENÇIA de pessoas que
    não tinham o que fazer

    que deus possa iluminar e confortar o coração de cada FAMLIA

    ASS; WALTER VASCONÇELOS LOPES








    xao dessas

    ResponderExcluir
  11. Os comentários de vocês de alguma maneira me animam porque há tempos que eu não via tantas manifestações de fé, tanta gente acreditando na força que podemos encontrar em Deus.
    Só se fala em dinheiro, em compras, em coisas materiais, em algum momento pensei que nosso povo tivesse substituído o louvor a Deus pela idolatria a certo humano que ofereceu facilidades para o consumo e nada mais importava.
    Agradeço a todos que estão passando por aqui e deixando sua mensagem de força e esperança.
    Agradeço a todos os brasileiros que estão dando o exemplo de amor ao próximo, assim como o Senhor nos ensinou.

    ResponderExcluir
  12. q deus abençoe as familias desses jovens q amigos e familiares vão sentir falta e q deus conforte as almas de todos os jovens q se foram e vão deixar mts saudades.

    ResponderExcluir