quinta-feira, 23 de junho de 2011

Alerta Brasil!!!

No blog do Senador Álvaro Dias

A dramática crise ecônomica que abala a Grécia, agora buscando mais 100 bilhões de euros como socorro urgente, deveria alertar o governo brasileiro para as consequências da gastança sem freios na preparaçao do Brasil para a Copa 2014.
Especialistas informam que a causa principal da crise grega foi exatamente a farra de gastos ocorrida há anos na preparaçao daquele país para a Olímpiada.


MP da Copa, o paraíso em vida para os empreiteiros

Em razão da polêmica suscitada em torno da MP da Copa, fui ouvir um amigo que trabalhou durante muitos anos em grandes empreiteiras, sobre a “cláusula do segredo”.
Veja a opinião de quem tem experiência e conhece o assunto.


” A licitação é publicada com a planilha de custos aberta apenas para as quantidades de obras e serviços, cabendo ao licitante cotar o preço em cada item e fechar o valor final com o “bdi” respectivo.
Isto tem sido muito usado por órgãos e entidades que desejam direcionar o contrato para algum escolhido, que recebe o orçamento dito como “fechado” previamente.
Às vezes outros concorrentes conseguem comprar de algum funcionário o dito orçamento e também entram no jogo com vantagem.
Os demais licitantes ficam às escuras, têm que ralar para orçar preço a preço todos os itens e ficam à mercê do acaso, porque a variação de um e outro orçamento, de uma para outra empresa, pode variar em percentual expressivo quando a licitação é por menor preço.
Assim, concluindo, as licitações de orçamento fechado são conduzidas na modalidade de menor preço global e não admitem desconto linear, porque os descontos têm que ser dados item a item.
Portanto, quem conhece o orçamento do órgão ou da entidade previamente, tem uma exepcional vantagem competitiva.
Em toda a minha vida de empreiteiro, nunca vi um orçamento “fechado” que fosse realmente fechado.
Todos esses orçamentos acabam nas mãos de alguém antes da licitação.
O que está ocorrendo, é que como as obras da Copa vão ser licitadas sem projeto básico, os órgãos e entidades não terão condiçoes de fazer o dito orçamento e terão que contratar em cima de estimativas a partir de meros termos de referência.
Logo, os empreiteiros alcançaram o paraíso em vida.
Isto é tudo o que eles sempre sonharam“.

3 comentários:

  1. j.vi.cent@hotmail.com30 de junho de 2011 às 17:58

    uai, mas o carequinha de azul é o Arruda! Então, só posso supor que carequinha de cartola é o Vampiro disfarçado! hehehehehe! Bem que ele dizia que quem votasse num careca ia levar dois. Felizmente o Brasil se livrou dessa gente.

    ResponderExcluir
  2. Serra não está no poder pra roubar.
    E o Arruda não tem o nariz pontudo.
    Careca de nariz pontudo é Ministro negociando com cartola da CBF.

    ResponderExcluir
  3. j.vi.cent@hotmail.com1 de julho de 2011 às 10:13

    hahahahahaha! São os dois mesmo. Foi ato falho desse rapaz que faz esses desenhos. Um mal desenhista, por sinal. Só faz humor duvidoso, de péssimo gosto; isso é porque a charge, que é uma espécie de síntese da crônica diária, tem de ter a verdade, ou um fato verdadeiro, como fonte primária. Esse rapaz, diferente disso, usa o seu ódio como única fonte. Deve ser um frustrado, inclusive, ao perceber que seu trabalho só serve mesmo para ilustrar lugares como esse, obscuros, de pouca visibilidade e associados à mentira e à empulhação. Foi um ato falho, não resta dúvida; assim como também não há dúvida que, tanto plasticamente quanto no contexto, as figuras que cabem nessa charge são Serra e Arruda. Entendeu ou quer que eu desenhe? =)

    ResponderExcluir