domingo, 19 de junho de 2011

#OrgulhoRuthCardoso - personalidade que supera qualquer personagem criada por marqueteiro

Fernando Henrique Cardoso comemorou 80 anos.
Foi, sem dúvida alguma, um dos grandes presidentes do país.
Com uma década de atraso, muitos têm demonstrado o devido reconhecimento ao inegável trabalho de transformação realizado pelo então presidente FHC.
A minha homenagem, porém, vai para a mais atuante primeira-dama da história do Brasil, tão atacada pela atual presidente no famoso dossiê ou "banco de dados" dos cartões corporativos, Ruth Cardoso.



Li e reli o livro "Fragmentos de uma vida", por Ignácio de Loyola Brandão, que retrata de forma brilhante quem foi Ruth Cardoso, sua história e sua vida dedicada a melhorar a vida das pessoas.
Não dá para acreditar que alguém tenha lhe feito tão mal, muito menos entender que milhões de brasileiros beneficiados pela obra de Ruth sejam tão ingratos a ponto de esquecerem tudo o que foi feito para resgatar sua dignidade e oferecer oportunidades de promoção pessoal e profissional.
Por isso eu creio que o livro deveria virar um filme, tenho certeza que seria um sucesso, pois seu conteúdo trata de um exemplo de discrição, humildade, ao mesmo tempo de uma grandeza de caráter e de valores que deveria se tornar conhecido por todos.

O Brasil nunca ganhou o "Oscar".
Os temas sociais, sempre presentes nos discursos oportunistas, poderiam inspirar um filme que pudesse mostrar ao mundo a trajetória de quem nunca teve palanques e sempre agiu de acordo com os princípios cristãos que pregam a humildade.

Fragmentos de Uma Vida, que vai além de tudo o que já foi divulgado, destaca a grande mulher, muito mais ilustre como ser humano do que pelos títulos que possuía ou por sua popularidade.

Mais do que fazer justiça à sua obra e reparar a maldade do momento que tentaram manchar sua imagem, Ignacio de Loyola Brandão revela a grande dimensão humana diante dos fatos mais importantes de sua vida pessoal e do cenário nacional.

Personalidade que supera qualquer personagem criada por marqueteiro, jamais se submeteria ao papel de sombra ou rainha muda, foi protagonista e fonte de inspiração de grandes pensadores e profissionais das áreas da sociologia e da antropologia de renome mundial.
Por todos esses motivos, a lembrança de Ruth Cardoso me orgulha e me dignifica como brasileira e como mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário