segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quanto o brasileiro paga pelo apoio dos empresários ao governo?

Benefícios levaram União a deixar de receber R$ 144 bi
Por Álvaro Dias

A Folha de S.Paulo revela nesta segunda o resultado de auditoria do TCU nas contas da União, que identificou um descontrole em benefícios fiscais do governo.
Segundo relatório do tribunal, os benefícios fiscais oferecidos pelo governo cresceram sem controle adequado da execução dos projetos e avaliação dos resultados, e por conta disso, os cofres do Tesouro Nacional deixaram de receber R$ 144 bilhões no ano passado em receitas tributárias, previdenciárias e financeiras.

Trata-se de dinheiro suficiente para financiar praticamente todas as despesas do governo com saúde, educação e assistência social.

O relatório do TCU conclui que a concessão de renúncias fiscais é seguida de uma frágil fiscalização, além de outras fragilidades como “ausência de indicadores, metas e avaliação de resultados” e “deficiências nos procedimentos de controle da execução dos projetos”.
.................................
Eu tenho publicado tanto as denúncias do Senador quanto os comentários do blog do Coturno, que também vem denunciando há muito tempo o escândalo dos empréstimos subsidiados a paises estrangeiros.
Hoje a Folha publica uma matéria que informa que o próprio TCU não tem a mínima idéia da caixa-preta em que o BNDES, a exemplo da Petrobras, foi transformado no governo petista.
O tribunal não consegue medir o impacto dos súbsídios fornecidos aqui dentro.
Imaginem lá fora!


Nem o TCU conseguiu, em quase quatro meses, saber o gasto efetivo do governo nas bilionárias capitalizações do BNDES desde a crise de 2008.
Nessas operações, o governo capta recursos no mercado financeiro e os repassa ao banco para serem emprestados.
A estatal faz os empréstimos a juros mais baixos e a diferença é subsidiada pelo Tesouro Nacional.
Para o relatório, o TCU pediu os dados ao banco e ao Ministério da Fazenda, mas não os recebeu.
"É necessário mais transparência desses dados", disse Aroldo Cedraz, relator das contas.

................................................................................
Não é à toa que os petistas estão ficando milionários e que empresários vão dar expediente dentro do Palácio do Planalto.
Leiam matéria AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário