domingo, 19 de junho de 2011

O Astro-Rei, que centraliza o poder e algo mais

Aprovação de medidas provisórias que, entre outras coisas, privilegiam banqueiros, determinações que visam estabelecer o sigilo eterno sobre fatos históricos que já deveriam ser abertos ao conhecimento público, o que prova que a tal "Comissão da Verdade" é só uma peça de embromação, como também o sigilo dos gastos dos eventos que se aproximam, especialmente a Copa do Mundo de Futebol, e não convence quem tenta alegar que há algum mal entendido, tudo isso soma-se às reportagens que tratam de crimes recorrentes nessa última década.
É impressionante.
Onde há corrupção, certamente alguém do PT ou de sua base aliada está envolvida.
E o mais importante, tornou-se padrão a defesa do ex-presidente, mesmo quando diz que não sabe de nada, e a (in)consequente absolvição por falta de provas.

Roseliy Nassim, esposa do prefeito de Campinas, Dr. Hélio, é apontada pelo Ministério Público como chefe de quadrilha para fraudes em licitações, corrupção e desvio de recursos públicos.
Dr. Hélio não é citado na investigação, mas os parlamentares votaram sua saída da Prefeitura até a conclusão dos trabalhos da comissão processante, manifestação insuficiente - era necessário que 2/3 da Casa impusessem a queda.

Na entrevista concedida a Fausto Macedo e Fernando Gallo, no Estadão, ele decidiu atacar o PSDB, que nada tem a ver com a história, a não ser o cumprimento de suas funções como legisladores, e declarar que tem o apoio de gente de peso:
“O presidente Lula está comigo, ele passou por situação assemelhada.
Tenho o reconhecimento da Dilma.
O Zé (José Dirceu) me telefonou”
.

Trechos da entrevista AQUI.


Agora leiam a análise de Reinaldo Azevedo:

Dr. Hélio praticamente exigiu apoio de Lula. E recebeu.

No dia em que se revelam os detalhes da tramóia do Dossiê dos Aloprados, Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu saem em defesa de Dr. Hélio, prefeito de Campinas.
Como se sabe, um amigo seu, de infância, que ele importou do Mato Grosso do Sul estimulado pela delação premiada, denunciou uma porção de supostas falcatruas na Prefeitura, que seriam comandadas pela primeira-dama.
Muito bem!
A delação premiada foi o instrumento usado pela Polícia Federal, do qual os petistas nunca reclamaram, para acabar com José Roberto Arruda no Distrito Federal.
O poder, hoje, está com o PT.

Dr. Hélio deu uma estranhíssima entrevista ao Estadão, acompanhado de seus advogados, em que praticamente cobrou o apoio de Lula e de José Dirceu — indiretamente, pediu o de Dilma também.
Eu li a coisa mais ou menos assim:
“Vocês sabem que vocês me devem essa; tratem de sair em minha defesa”.

Até então, Lula e Dirceu estavam calados.

No dia seguinte, o “consultor de empresas privadas” já fazia uma candente defesa do prefeito de Campinas em seu blog e endossava a tese de que tudo era uma conspiração tucana.
Hoje, foi a vez de Lula.
Leiam AQUI o que informa a Folha Online.

No fim das contas, Lula e Dirceu acabam sempre voltando à tese de que o mensalão foi mera tramóia das oposições.
O chato é que, agora, até um relatório da Polícia Federal assegura que a falcatrua existiu — e, o que é pior, envolvendo dinheiro público.

Vai funcionar como estratégia de defesa?
Sei lá!
Se Lula e Dirceu afirmam que Dr. Hélio — que nem é formalmente acusado — é tão inocente como eles são, o efeito pode ser contraproducente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário