quarta-feira, 20 de março de 2013

Pressão faz Petrobras desistir de vender refinaria nos EUA a preço de banana

Não sei se os acionistas se importaram, pois não tenho conhecimento de nenhuma reação à altura, especialmente dos trabalhadores que foram estimulados por Lula a investir em ações da Petrobras e perderam muito dinheiro. As críticas mais intensas à má gestão da Petrobras, que teve o pior resutado da história com Dilma na presidência do Conselho de Administração da empresa, têm vindo do PSDB e das redes sociais.  E já deram o primeiro resultado, só não sabemos se é para resolver ou para encobrir o rombo.

Confiram matéria do Estadão:

A Petrobrás desistiu de vender a refinaria de Pasadena, no Texas (Estados Unidos), em processo desencadeado depois de o Grupo Estado, revelar, no ano passado, que o negócio geraria cerca de US$ 1 bilhão de prejuízo à estatal. A presidente da empresa, Graça Foster, disse nesta terça-feira, 19, que será necessário investir na refinaria para que seja valorizada e tenha melhor retorno na venda.

Graça também revelou que pode rever a oferta de outros ativos. Segundo fontes, também a refinaria da Petrobrás em Okinawa, no Japão, com capacidade para 100 mil barris/dia, foi um mau negócio para a estatal. A petroleira comprou 87,5% da refinaria em 2008, adquirindo o restante posteriormente. "Saiu a refinaria de Pasadena (da lista de desinvestimentos), existem outros ativos que estão na iminência de sair", disse a executiva, sem revelar quais.

Segundo Graça, para entrar ou sair do plano de venda de ativos os projetos passam por escrutínio e uma equipe especializada precisa provar se vale a pena manter a venda ou suspendê-la. No balanço do quarto trimestre, a Petrobrás lançou uma baixa contábil de R$ 464 milhões referente a Pasadena, valor que já reconhece como perdido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário