domingo, 24 de março de 2013

Berezovsky e o Brasil


Oligarca e dissidente russo Berezovsky é encontrado morto na Inglaterra

BBC Brasil

Magnata foi apontado como 'cabeça' do esquema MSI

O magnata russo Boris Berezovsky, de 67 anos, foi encontrado morto em sua residência na região de Surrey, no sudeste da Inglaterra, neste sábado.
Ainda não se sabe a causa da morte do chamado ''oligarca'', como são conhecidos os empresários russos que fizeram grandes fortunas no país, principalmente durante o programa de privatização que se deu após o colapso da União Soviética.
(...)

Tentativas de assassinato

Berezovsky sobreviveu a inúmeras tentativas de assassinato, entre elas uma bomba que decapitou o seu chofer.
No ano passado, ele perdeu uma ação judicial contra o ex-parceiro comercial e proprietário do time de futebol Chelsea, Roman Abramovich.
Na ação, na qual pediu uma indenização de 3 bilhões de libras (cerca de R$9,1 bilhões), Berezovsky alegou ter sido intimidado a vender suas ações na empresa petrolífera Sibneft.
Mas ao decidir a favor de Abramovich, a Justiça britânica afirmou que Berezovsky havia sido uma testemunha ''constantentemente pouco confiável''.

Berezovsky chegou a ter sua prisão decretada no Brasil, em 2007, por suposto envolvimento com a empresa MSI, então sócia do time do Corínthians.
O empresário era acusado de ter o controle financeiro da MSI, que tinha sede em Londres e era representada no Brasil por Kia Joorabchian.
A conexão entre Berezovsky e MSI foi investigada pela Interpol e, em julho de 2007, o Ministério Público pediu a prisão do empresário pela acusação de lavagem de dinheiro.

Leia mais sobre esse assunto AQUI e AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário