quinta-feira, 28 de março de 2013

DECLARAÇÕES E DESMENTIDOS

Celso Ming, O Estado de S. Paulo

Dilma. ‘Sem tolerância’ (FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO)

Em entrevista aos jornalistas brasileiros em Durban (África do Sul), onde se encontrava para a cúpula dos Brics, a presidente Dilma Rousseff fez declarações sobre a inflação e sobre a estratégia de contra-ataque do governo que trombavam frontalmente com o que vem sendo dito pelo Banco Central.

Foram afirmações feitas horas antes da divulgação do Relatório de Inflação (que sai nesta quinta-feira), documento trimestral pelo qual o Banco Central transmite seu diagnóstico da inflação e diz como pretende controlá-la.

Depois que o conteúdo da entrevista foi conhecido pelo mercado financeiro e que já fazia estragos no mercado futuro de juros, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em nome da presidente Dilma, reafirmou a disposição do Banco Central em combater a alta da inflação com a veemência devida: “Não há tolerância em relação à inflação”.

Horas depois, a própria presidente voltou a convocar os jornalistas brasileiros para denunciar a “manipulação da notícia” e deixou claro o que não tinha ficado antes: que, para ela, “o combate à inflação é um valor em si”.

Nas declarações que entendeu terem sido manipuladas, Dilma dissera que o aumento da inflação que aí está é produto de choques externos e que seu governo não vai adotar nenhuma política que sacrifique o crescimento econômico e o emprego.

Ficou entendido, assim, que o recuo da inflação viria espontaneamente e que a política monetária (política de juros) não deveria ser acionada pelo Banco Central para empurrar a inflação para dentro da meta.

A ênfase dada pela presidente Dilma às causas externas da inflação não explica por que esses choques de oferta de alimentos, gerados pela seca que derrubou as safras dos Estados Unidos no ano passado, só provocaram toda essa inflação no Brasil – e não também em outros países emergentes.

Leia mais em Declarações e desmentidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário