sábado, 30 de março de 2013

O EXERCÍCIO DA INTOLERÂNCIA NA DEMOCRACIA

O Globo (Editorial)

Há dias no centro de acirrado conflito político-ideológico na Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), diante de mais uma manifestação de grupos organizados contra sua eleição para presidente da comissão, mandou prender um dos manifestantes.

Mais um motivo para aumentar a pressão de representantes das chamadas minorias contra o deputado, conhecido por defender posições conservadoras e, em alguns casos, condenáveis, como é a homofobia. Feliciano, no entanto, agiu de maneira correta.


A manifestação ultrapassou limites não só da urbanidade, mas da própria lei. Tentativas de agressão e de invasão do ambiente privado do escritório do deputado precisavam, mesmo, ser reprimidas com os instrumentos de que dispõe o Estado para garantir a segurança pública e de qualquer pessoa.

Nas últimas semanas, observa-se uma perigosa tendência de militantes, das mais diversas causas, de ultrapassar limites, com o uso da violência em atos públicos. Espera-se que as autoridades, de todas as instâncias administrativas, estejam atentas e passem a agir para desestimular esta escalada de agressividade.

A pressão até física contra a blogueira cubana Yoani Sanchez, em visita ao Brasil, foi demonstração clara da intolerância de grupelhos radicais de organizações de esquerda. A escritora teve de ser protegida por seguranças.

Outro avanço de sinal ocorreu na inauguração do Museu de Arte do Rio (MAR), quando Merval Pereira, colunista do GLOBO, quase foi agredido por uma dessas turbas, e teve o carro atacado, numa reedição tropical da ação de bandos nazifascistas contra judeus, comunistas, ciganos etc. nos tempos de Hitler e Mussolini.

Leia mais em O exercício da intolerância na democracia

2 comentários:

  1. Os petistas criaram, alimentaram e continuam alimentando esses grupelhos fascistas na expecativa de poderem implantar a ditadura deles, petistas. Daí, com o poder total se voltarão contra esses próprios grupos, na hora certa. Primeiro vão usá-los para exterminar os adversários políticos depois será a vez deles próprios. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  2. O que ainda chamam de oposição está resisitindo, mas quem está sendo extirpada, na verdade, é a base ajoelhada. O PT cooptou o joio dos partidos justamente com esse propósito, para ficar fácil derrubar com o vazamento de denúncias e o PT, com tudo isso, aparece como o salvador.

    ResponderExcluir