quinta-feira, 28 de março de 2013

PREPAREM OS BOLSOS PORQUE O DRAGÃO DA INFLAÇÃO ESTÁ SOLTO

 

Nota do jornalista  Claudio Humberto mostra um dos motivos para a disparada nos preços - AUMENTO DE IMPOSTOS:

Inglaterra recua
de aumentar imposto
da cerveja

Como no Brasil, o governo britânico havia aumentado imposto acima da inflação para fabricantes de cerveja, a partir de 2008 e até 2015. Mas acaba de revogar: isso provocou uma crise generalizada dos pubs, um dos principais cartões postais da Inglaterra, com demissões e fechamentos. A British Beer and Pub Association calcula que, desde 2008, seis mil pubs fecharam suas portas, média de 18 por semana.

Será pior no Brasil

No Brasil, o impacto será maior que na Inglaterra: lá, o imposto cresceu  2% acima da inflação; aqui, serão 26%, o maior aumento da História.

Desemprego à vista

O aumento de impostos para cervejas começa em abril, no Brasil, e até 2018, afetando 1 milhão de empregadores de 6 milhões de pessoas.
*
Outro motivo para o elevado custo-Brasil, também pouco debatido pelos analistas midiáticos, é a falta de investimentos em infra-estrutura. As obras que a mãe do PAC prometeu e não fez, o que torna o Brasil um país caro, faz com que os preços sejam repassados para o consumidor.

‘Nó logístico’ nos portos vai encarecer custo de nova safra

Lino Rodrigues, O Globo

Os prejuízos causados pela precária infraestrutura utilizada para escoar a supersafra de grãos 2012/2013, e que fizeram os custos dos exportadores dispararem, serão cobrados na próxima safra.

Segundo o consultor André Pessoa, da Agroconsult, consultoria responsável pelo Rally da Safra — expedição técnica que percorreu 60 mil quilômetros de estradas em 12 estados do país para mapear a produção de milho e soja — serão os produtores os e consumidores que vão acabar pagando a conta desse nó logístico que se transformou a exportação de grãos no país.

Leia mais em ‘Nó logístico’ nos portos vai encarecer custo de nova safra

Nenhum comentário:

Postar um comentário